Domingo, Julho 13, 2025
Domingo, Julho 13, 2025

Natal

Data:

Partilhar artigo:

Quem faz o Natal para todos nós? São os amigos. Era assim o refrão de um dos temas que mais rodava na minha casa, na véspera de Natal. Com letra de Ary dos Santos e Joaquim Pessoa, era interpretado pelos Operários do Natal e falava da importância do trabalho. A esse tema juntava-se, na contagem decrescente para abrir as prendas (que, na minha casa, se fazia sempre lá pelas 22:00, sem paciência para esperar pela meia-noite e pelo Pai Natal), o Jingle Bells, que a minha avó dizia que era o Signorell.

Os meus pais trabalhavam e endividavam-se para não só ter o bacalhau a fumegar na mesa, como as prendas que a TV anunciava: a garagem com elevador da GALP, a Minha Agenda, a coletânea do Natal O disco do Ano, ou coisa que o valha.

Sempre soube que o Natal tinha uma relação estrita com o trabalho. Era a conquista social da regulação do subsídio de Natal, consagrada em Diário de República em 1980, que permitia a muitas famílias ter mais e melhor comida sobre a mesa e compensar os filhos e os avós que tomavam conta deles, com uma prenda no sapatinho.

Região de Cister - Assine já!

Todos os anos vejo a reportagem sobre pessoas que trabalham na véspera de Natal. Também já me aconteceu e é uma sensação estranha, porque o Natal devia ser uma meta e não uma etapa na dureza da vida.

Em todo o caso, apesar de não observar a tradição religiosa do nascimento de Cristo, gosto do Natal. Tenho sorte de ter um trabalho que me permite gozar a família, a paz que vem com a época. Nem a evidente e denunciada hipocrisia da festa me deixa de fruir esta quadra, apesar das desigualdades e da maior presença destas numa noite que deveria trazer magia a todos.

É famosa a trégua de Natal de 1914, em plena Primeira Guerra Mundial. Não, não foi um milagre, foram homens a ser homens, longe das ordens dos senhores da guerra, provando que, afinal, Natal é mesmo quando um homem quiser.

Eu quero e espero que vocês também.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!