O Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO) é uma das três unidades do Centro Hospitalar de Leiria que vai receber uma Unidade de Produção de Autoconsumo (UPAC).
Do anúncio de procedimento, entretanto já publicado em Diário da República, consta uma “empreitada de três UPAC nas instalações do Hospital de Santo André (Leiria), no Hospital Distrital de Pombal e no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira”.
O valor do preço base do procedimento é de 862.888 euros, sendo que o prazo de execução do contrato é de 200 dias.
Com este procedimento, o Centro Hospitalar de Leiria – do qual fazem parte o Hospital de Santo André, o Hospital Distrital de Pombal e o Hospital Bernardino Lopes de Oliveira – vai poder aumentar a produção interna da sua própria energia, facto que acabará também por ter reflexos significativos na redução do custo a pagar na fatura da eletricidade da instituição.
Através da Unidade de Produção de Autoconsumo, a energia é produzida de forma instantânea, através de painéis fotovoltaicos, sem que haja a a necessidade de recorrer à energia da companhia. Dessa forma, refira-se, a energia excedente é automaticamente canalizada para a rede elétrica de serviço público.
Com este procedimento, e depois de concluída a empreitada, o HABLO reforçará, assim, a sua produção de energia.