Domingo, Abril 20, 2025
Domingo, Abril 20, 2025

Central termoelétrica a biomassa no Juncal adquirida ao Grupo Justo pela Engie Soluções de Energia

Data:

Partilhar artigo:

A central termoelétrica a biomassa de produção de eletricidade, localizada na freguesia do Juncal, foi adquirida pela Engie Soluções de Energia ao Grupo Justo.

Em comunicado, a empresa do Grupo Engie anuncia “a realização de um investimento estrutural adicional que permita otimizar a infraestrutura e dobrar a sua eficiência global”. Atualmente, a central tem uma potência instalada de 5MW “para a produção de eletricidade a ser injetada na rede”. Segundo o documento, o projeto considera a “recuperação de mais 5MW térmicos para comercializar junto do consumidor e industrial local”.

Com esta aquisição, o grande objetivo da entidade da franco-belga Engie é que a central com sede no Juncal produza “anualmente mais de 40GWh de eletricidade, e a mesma quantidade em energia térmica sob a forma de vapor para uso industrial na região”. Quanto ao impacto ambiental, a Engie Soluções de Energia revela que o projeto possibilita a redução de 230 mil toneladas de dióxido de carbono e que, após a otimização, a infraestrutura será “mais eficiente e sustentável”.

Região de Cister - Assine já!

O administrador da empresa, Pedro Cruz, afirma no comunicado que este investimento vai ao encontro “da estratégia global do Grupo Engie”, realçando ser “um passo importante para o crescimento e presença da empresa no setor”.

Em março de 2023, a gigante energética Engie anunciou ter 100 milhões de euros para investir no mercado português, colocando Portugal como “um dos 20 mercados prioritários”, segundo o Jornal de Negócios.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Alunos do IEJ vencem fase nacional do concurso “The Challenge”

O projeto de Maria Rita Queiroz, Akirys Ferreira, Lethicia Maia e Lara Gomes, alunos de Comunicação e de...

Câmara da Nazaré aprova suspensão de licenças de AL por 12 meses

A Câmara da Nazaré aprovou a suspensão da emissão de novas licenças de Alojamento Local (AL). A medida,...

José Belo: “O Ceeria precisa de paz e uma Direção que dê estabilidade”

O antigo presidente da Direção do Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) analisa o...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!