Palavras e ilustrações amigas. Foi desta forma que os alunos das turmas dos 5.º A, 5.º C, 6.º A, 6.º B e 6.º C da Escola Básica 2/3 D. Pedro I, em Alcobaça, participaram num grande evento da Amnistia Internacional intitulado “Maratona de Cartas”.
Trata-se da maior iniciativa de direitos humanos organizada pela Amnistia Internacional, em parceria com o Projeto Cultural de Escola e com o Plano Nacional das Artes, e que tem como objetivo mobilizar milhões de pessoas em todo o mundo para uma atuação em prol da defesa das pessoas e das comunidades em situação de risco.
Assim, e no âmbito da disciplina de Educação Visual, com o apoio das disciplinas de Português e Turma Projeto, os estudantes do estabelecimento de ensino que pertence ao Agrupamento de Escolas de Cister “endereçaram o seu apoio às pessoas selecionadas pela Amnistia Internacional, com palavras e ilustrações amigas”.
Uma vez conseguidos todos estes momentos de apoio em todo o mundo, a Amnistia Internacional, já depois de selecionar as pessoas e/ou as comunidades em risco, processo que obedece a rigorosos critérios, fica na posse de elementos que podem revelar-se decisivos para o auxílio a situações em que cidadãos estejam em situação de perseguição ou ameaça, ou até mesmo presas de forma considerada injusta.
No decorrer do passado mês de janeiro, os alunos das referidas turmas da EB 2/3 D. Pedro I deram uma notável demonstração de solidariedade.