A semana foi denominada de “afetos” e teve resultados extraordinários. Falamos do projeto levado a cabo pelo Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, entre os passados dias 5 e 8 de fevereiro, e que teve como principal objetivo contribuir para a causa animal. A vários níveis. Desde logo, pela recolha de alimentos. E, neste particular, o trabalho da comunidade escolar foi altamente meritório. Afinal, foram conseguidos cerca de 900 quilos de alimento animal (cães e gatos), campanha que teve lugar no Intermarché de São Martinho do Porto.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Mais de uma centena de voluntários juntaram-se a esta causa e os bens alimentares para cão foram doados ao Grupo de Amigos dos Peludinhos de Alcobaça (GAPA). Já os alimentos para gato foram distribuídos por muitas das voluntárias que têm também como missão alimentarem gatos de rua na freguesia de São Martinho do Porto. Refira-se que, neste caso concreto, a iniciativa do Agrupamento de Escolas foi também bastante potenciada pela Missão Avenal, que ofereceu, inicialmente, cerca de 350 quilos de ração animal.
Mas a “Semana dos Afetos” foi mais longe e contemplou várias outras iniciativas que visaram fortaceler a ligação de toda a comunidade escolar com os animais.
Tal como aconteceu, de resto, com a palestra dada na escola-sede do Agrupamento por voluntários da GAPA, instituição com sede em Alcobaça e que tem cerca de 250 animais resgatados na rua ao seu cuidado. Nessa palestra estiveram presentes todos os alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, sendo que em análise estiveram temas como os bons atos no combate ao abandono dos animais de companhia, como atuar perante a evidência dos maus tratos e/ou perante um abandono, incutir responsabilidade na adoção de animais, bem como o significado, a importância e as vantagens de esterilização dos animais.
Além disso, o pavilhão polivalente da escola-sede do AE São Martinho do Porto recebeu também uma exposição de desenhos elaborados pelos alunos, que, para o efeito, foram convidados a ilustrar o seu animal favorito.
Em simultâneo, foi também iniciada uma venda de rifas – que está a decorrer até ao próximo dia 22 – e que envolve mais de 100 alunos voluntários. Os prémios atribuídos no sorteio que haverá de ser realizado foram oferecidos por várias empresas da região.
É caso para dizer que foi mesmo uma… “Semana de Afetos”. Os “amiguinhos” de quatro patas agradecem.