Terça-feira, Dezembro 16, 2025
Terça-feira, Dezembro 16, 2025

Junta de Famalicão luta pela colocação de médico no centro de saúde da freguesia

Data:

Partilhar artigo:

Face à recente aposentação da médica de família que se encontrava ao serviço no posto médico de Famalicão, a Junta de Freguesia emitiu um comunicado, no qual destaca a luta do executivo pela colocação de um médico na unidade de saúde.

Para além de ter alertado a Câmara, a Junta promoveu “de imediato contactos com a Unidade Local de Saúde de Leiria, nomeadamente através da Direção de Cuidados de Saúde Primários”, entidades às quais demonstrou “preocupação e desagrado com a falta de planeamento face a uma situação previsível e referenciada atempadamente que prejudica diariamente centenas de utentes na freguesia de Famalicão”.

Aquela autarquia local esclarece que “tem vindo a prestar todas as informações solicitadas nos contactos semanais promovidos com a Unidade Local de Saúde, partilhando diversas informações e sugestões com o objetivo de colaborar na resolução desta situação”.

Região de Cister - Assine Já!

A Junta de Famalicão refere ainda que o esforço do executivo da freguesia para garantir a prestação de cuidados de saúde primários de qualidade tem sido contínuo, “quer na reabertura do posto médico de Famalicão (2021), quer na elaboração de projetos e obtenção de financiamento comunitário para a requalificação e ampliação da atual infraestrutura (2022), quer na manutenção de um profissional de saúde que preste serviços de qualidade à população da freguesia”.

Também em Valado dos Frades há falta de um médico, depois de o clínico se ter reformado em fevereiro. Foi, entretanto, celebrado um contrato pós-aposentação com o médico Carlos Januário, que, no entanto, presta serviço durante apenas algumas horas, sobretudo para passar receituário, mas que não assumiu o ficheiro de utentes.


AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

45 casos de abuso sexual infantil sinalizados nos últimos cinco anos pela CPCJ de Alcobaça

Nos últimos cinco anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcobaça sinalizou 45 situações...

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!