A Nazaré será, de hoje até ao próximo domingo, a “capital” da educação. Durante quatro dias, a vila vai ser palco da NAZA SUMMIT EDU’24, um evento que tem como principal objetivo dar a conhecer todos os benefícios de estudar nos vários estabelecimentos de ensino do concelho, sendo que, para o efeito, serão dinamizadas um conjunto de iniciativas que irão promover a participação dos milhares de alunos de várias instituições de ensino da região.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A oferta educativa e formativa desenvolvidas no Agrupamento de Escolas da Nazaré, na Escola Profissional da Nazaré, no pólo da Nazaré do For-Mar, no Externato D. Fuas Roupinho e na CERCINA estarão em evidência num evento promovido pelo município da Nazaré e que vai permitir debater a valorização da qualidade da educação e dos agentes educativos no concelho, com partilhas de saberes e experiências que, por certo, serão extremamente enriquecedoras para todos os participantes.
Ao REGIÃO DE CISTER, o presidente em exercício da Câmara da Nazaré sublinha o orgulho por esta junção de toda a comunidade educativa num evento que promete elevar ainda mais todas as potencialidades existentes na vila no que diz respeito aos processos educativos e formativos.
“Naturalmente que a autarquia só pode estar extremamente orgulhosa e expectante relativamente a esta NAZA SUMMIT EDU’24. Trata-se de um evento organizado pela Câmara da Nazaré, efetivamente, mas cuja realização não seria possível sem este envolvimento fantástico de todos os estabelecimentos de ensino do concelho”, começou por dizer Manuel António Sequeira, salientando, de seguida, que a perspetiva passa “por elevar ainda mais o que de tão bom se faz no nosso concelho no que concerne à educação”. Para isso, acrescenta, “é cada vez mais importante a autarquia trabalhar, como sempre fez, de resto, em parceria com todos os estabelecimentos de ensino do concelho da Nazaré”.
O evento começa hoje, pelas 8:30 horas, com uma grande conferência que vai acontecer no Teatro Chaby Pinheiro e que vai contar com oradores de excelência, entre os quais o nazareno Álvaro Laborinho Lúcio.
Em todos os dias haverá, em vários pontos da vila, diversas temáticas que podem ser acompanhadas pelos participantes, desde workshops, jogos, mostras de projetos, torneios desportivos, recriações, etc.
Será, no fundo, como que a história da Nazaré contada em contextos diferentes. Afinal, estamos a falar de uma vila riquíssima e com tradições muito próprias. Neste caso, e através da educação, o concelho da Nazaré promete continuar nas bocas do mundo.
A animação não vai faltar e a festa promete durante todo o fim de semana.