A Câmara de Alcobaça pretende reclassificar como monumento nacional a escultura edificada por José Aurélio, na Cela Velha, em homenagem a Humberto Delgado. A revelação foi feita no passado dia 25 de abril, aquando das celebrações junto ao monumento.
“O município está já a desenvolver as devidas diligências para reclassificar como monumento nacional esta magnífica obra de arte do emérito escultor alcobacense José Aurélio. Em 2025, cumprem-se os 60 anos do assassinato de Humberto Delgado (1965) e em 2026 os 50 anos da inauguração do monumento (1976) e os 120 anos do nascimento de Humberto Delgado (1906)”, revelou o chefe de executivo municipal, durante a intervenção realizada na já habitual visita ao monumento dedicado ao “General Sem Medo”.
“Muito nos honraria celebrar um destes marcos com este reconhecimento nacional. Queremos, definitivamente, inscrever a Cela no mapa das comemorações do 25 de Abril para os próximos 50 anos”, antecipou Hermínio Rodrigues.
A estátua tem sido ponto de paragem obrigatório nas comemorações do 25 de Abril e, este ano, não foi exceção, tendo sido palco também de um discurso do presidente da Assembleia Municipal. “Ao envolvermos os nossos jovens nestas comemorações estamos a contribuir para que eles saibam valorizar e respeitar os sacrifícios que foram feitos e que sintam coragem para ajudar o País a superar as suas dificuldades”, salientou Carlos Marques, num momento simbólico que contou com a presença da comunidade celense, e não só, que fez questão de vivenciar o momento simbólico.