Quarta-feira, Maio 29, 2024
Quarta-feira, Maio 29, 2024

Câmara de Alcobaça quer reclassificar monumento na Cela Velha

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça pretende reclassificar como monumento nacional a escultura edificada por José Aurélio, na Cela Velha, em homenagem a Humberto Delgado. A revelação foi feita no passado dia 25 de abril, aquando das celebrações junto ao monumento.

“O município está já a desenvolver as devidas diligências para reclassificar como monumento nacional esta magnífica obra de arte do emérito escultor alcobacense José Aurélio. Em 2025, cumprem-se os 60 anos do assassinato de Humberto Delgado (1965) e em 2026 os 50 anos da inauguração do monumento (1976) e os 120 anos do nascimento de Humberto Delgado (1906)”, revelou o chefe de executivo municipal, durante a intervenção realizada na já habitual visita ao monumento dedicado ao “General Sem Medo”.

“Muito nos honraria celebrar um destes marcos com este reconhecimento nacional. Queremos, definitivamente, inscrever a Cela no mapa das comemorações do 25 de Abril para os próximos 50 anos”, antecipou Hermínio Rodrigues.

Região de Cister - Assine Já!

A estátua tem sido ponto de paragem obrigatório nas comemorações do 25 de Abril e, este ano, não foi exceção, tendo sido palco também de um discurso do presidente da Assembleia Municipal. “Ao envolvermos os nossos jovens nestas comemorações estamos a contribuir para que eles saibam valorizar e respeitar os sacrifícios que foram feitos e que sintam coragem para ajudar o País a superar as suas dificuldades”, salientou Carlos Marques, num momento simbólico que contou com a presença da comunidade celense, e não só, que fez questão de vivenciar o momento simbólico.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Primeira Página

Artigos Relacionados

Alcobaça tem quatro farmácias que apoiam famílias em situação de carência

Quatro farmácias do concelho de Alcobaça integram o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, que...

Tradições ribeirinhas recriadas para dar mais vida à Cela Velha

A vida na Cela Velha não é propriamente um corrupio, mas, uma vez por ano, e há 36...

Praias de Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro e Salgado mantêm selo Zero Poluição

A Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável divulgou, na passada semana, a lista de praias classificadas como Zero...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!