A Flor do Vale cumpriu, na passada terça-feira, uma década de existência. A queijaria artesanal, sediada no Valado de Santa Quitéria, na freguesia de Alfeizerão, vai organizar um evento para amigos e parceiros de negócio, no próximo sábado, assinalando a data com obras na zona de fabrico, com a renovação da imagem do leite e com o desenvolvimento de um novo produto.
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O programa do evento de comemoração do 10.º aniversário da Flor do Vale inicia com uma visita guiada às instalações da empresa, às 12 horas, seguindo-se o almoço, às 13:30 horas, e uma sessão de showcooking com o chef Rui Lopes, às 15:30 horas. Pelas 17 horas está agendada nova visita guiada à empresa, para os convidados que não tiveram oportunidade de o fazer da parte da manhã.
Segundo a representante da administração, o evento constitui “uma forma de agradecimento a todos aqueles que têm contribuído para a nossa evolução”, dando a oportunidade de clientes e parceiros “de conhecer as instalações e o processo, desde o cuidado com os animais, passando pela ordenha até à produção do queijo”.
Carolina Silva desvenda que, durante a iniciativa, a Flor do Vale vai apresentar a nova imagem das embalagens do leite, um produto que constituiu uma grande aposta da marca no último ano. “Procurámos entrar em mais mercados, de modo a promover mais o consumo do leite fresco do dia”, afirmou.
No leque das novidades sobre a queijaria artesanal, que conta com cerca de 350 animais (vacas e cabras) à ordenha diariamente, está também a expansão do espaço de laboração, que aumentará para cerca do dobro, e a consequente aquisição de material de produção. Além disso, a Flor do Vale adquiriu uma panela de requeijão para dar início à manufatura daquele produto, aproveitando o soro do leite. “Já aproveitávamos este elemento para a alimentação dos animais, mas consideramos que a riqueza de nutrientes do soro justifica a aposta num novo produto”, clarifica Carolina Silva.
Neste ano, a entidade, que conta com cerca de 35 anos de funcionamento – iniciando o percurso com apenas 9 vacas –, começou a desenvolver atividades nas próprias instalações, que incluem almoço e workshops de produção de queijo. No futuro, a Flor do Vale pretende reforçar a aposta nestas iniciativas, de modo a dar a conhecer ao público, de uma forma educacional, todos os processos que estão a montante do produto final que chega ao cliente. “É um programa, com uma procura crescente, que já fazemos com as escolas”, afirma a responsável da Flor do Vale, acrescentando que a boa adesão das pessoas às visitas guiadas com degustação dos produtos motivam a empresa a trabalhar mais nesta vertente.