Mesmo em frente ao mar, em Paredes da Vitória, reabriu, no início deste mês, a Mercearia das Paredes, um espaço comercial agora nas mãos do artista Dino Luz e da mulher, Filipa Vitorino.
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A casa começou a funcionar em 1986, com Cremilde Raimundo, que sempre assegurou o funcionamento da loja apenas nos meses de verão. A antiga proprietária, residente de longa data em Paredes da Vitória, manteve a casa operacional durante quase quatro décadas, até que passou o negócio ao casal.
Não é o primeiro comércio da dupla Dino e Filipa. Foram eles que fundaram o restaurante Fartico’s, na mesma praia, hoje com outra gerência. “Estávamos a precisar de explorar outras coisas”, confidencia Filipa Vitorino ao REGIÃO DE CISTER, animada pela vista do novo trabalho.
Depois de cinco meses de remodelações, a única loja do género naquela praia abre agora o ano inteiro, dando resposta aos moradores, que encontram a loja mais próxima em Pataias.
Dino e Filipa preferem não falar do valor investido, mas sublinham o tempo e dedicação colocados no espaço, totalmente personalizado pelo artista, com a ajuda de Filipa, mas também da filha, Lúcia. Há madeira reaproveitada por todo o espaço, da mesma forma que o mobiliário, antigo, foi restaurado e tem agora nova vida e novas cores. Há espaços distintos na loja para cada área. A zona dos expositores de artigos de mercearia, a parte dos enchidos e dos queijos, a banca do pão e das bolas de berlim e a zona das frutas e legumes. Há, depois, um canto diferente e especial, onde se encontram os artigos de praia, em expositores que o artista criou, bem como as suas criações. É o caso das t-shirts e das camisolas, mas também de algumas peças com a sua assinatura. Em breve estará disponível uma coleção de t-shirts criadas por Lúcia e já nos expositores estão artigos de outros artistas locais, entre os quais uma marca sustentável.
Os legumes, diretamente do vale das Paredes, a poucos metros, não podiam ser mais frescos e as frutas também são de produtores locais. Certo é que praticamente todos os produtos da mercearia são nacionais. “Temos queijos e enchidos de diferentes produtores e de várias regiões do País. A ideia é termos duas opções, uma mais em conta e outra mais exclusiva”, explica Filipa Vitorino.
Os vinhos já têm uma secção própria e o gin, produzido em Pataias pela DF Destilaria, é uma das futuras apostas, já que Dino Luz quer criar uma marca própria.