A freguesia da Cela vai voltar a ser a grande anfitriã do Baile de Chita, depois da celense Rita Madeira Pires vencer a categoria “Miss Chita Freguesia do Concelho de Alcobaça”, na 8.ª edição do concurso, que decorreu no passado sábado, em frente ao Largo da Igreja do Vimeiro. O evento elevou, uma vez mais, a elegância e a exuberância da Chita de Alcobaça, perante uma plateia “robusta” que não quis perder pitada do evento.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Matilde Gonçalves Rocha foi eleita “Miss Chita Concelho”, em representação da freguesia da Maiorga, que viu também Francisca Cunha Lopes ser distinguida com o galardão “Princesa Chita 2024”. Duarte Fialho Valentim, da freguesia da Benedita, foi considerado “Príncipe Chita 2024”. Clara Silva Filipe (Alcobaça e Vestiaria) venceu na categoria “Dama Chita 2024”. A distinção “Mister Simpatia” foi entregue a Cristiano Domingos Sousa (Aljubarrota), enquanto Francisca Silva Pereira (Alcobaça e Vestiaria), Madalena Lourenço da Cruz (Vimeiro) e Antónia dos Santos Ferreira (Vimeiro) alcançaram os primeiros lugares nas categorias “Miss Fotogenia”, “Princesa Chita do Público” e “Miss Chita do Público”, respetivamente.
As expectativas eram grandes e, a verdade, é que o espetáculo não defraudou ninguém. O concurso contou com 26 concorrentes, representantes das freguesias de Alcobaça e Vestiaria, Aljubarrota, Bárrio, Benedita, Cela, Évora de Alcobaça, Maiorga, Pataias e Martingança, São Martinho do Porto e Vimeiro, sendo um autêntico sucesso para a organização. “Foi sem dúvida uma noite magnífica, que ficará na memória de todos os presentes”, afirmou o presidente da Junta do Vimeiro. Pedro Pombo elogiou a exibição de todos os concorrentes do concurso e salientou a adesão do público. “Foram colocados 700 lugares sentados, que ficaram lotados. Estiveram mais de mil pessoas a assistir ao evento”, referiu o autarca.
A noite foi abrilhantada com a música e animação a cargo da Orquestra Ligeira e Juvenil da Freguesia do Bárrio, da Emotional Dance School e do DJ Rui Alex. Filipe de Moura, Marília Fernandes e Carla Roxo também fizeram as delícias do público com as respetivas interpretações musicais.
Apresentado por Ana Figueiredo e Pedro Nobre, a 8.ª edição do Baile de Chita contou ainda com a presença do executivo municipal, de presidentes de Junta e de outros organismos importantes.
Com o prémio arrecadado por Rita Madeira Pires, em representação da Junta da Cela, a Cela volta, assim, a ser a casa do evento em 2025, naquela que será a 9.ª edição do Baile de Chita, depois de aquela freguesia ter recebido a 5.ª edição do célebre concurso, em 2019.