Proteger e melhorar as produções agrícolas do Oeste foram os grandes objetivos de três projetos dos estudantes do mestrado em Biotecnologia dos Recursos Marinhos, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria, apresentados no passado dia 4 de junho, no âmbito da terceira edição da Blue & Green Academy.
Nos três projetos, os alunos, com o apoio de mentores da indústria e da academia e de investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-IPLeiria), procuraram encontrar soluções de origem marinha para aplicar na agricultura.
O primeiro projeto “confirmou o potencial das microalgas como bioestimulantes de plantas com propriedades antifúngicas”. No segundo trabalho, foi apresentado “um produto que permite a libertação prolongada de um extrato de macroalgas, eficaz contra micro-organismos patogénicos”. Já o terceiro projeto consistiu no desenvolvimento de “um revestimento para sementes, destinado a promover a saúde e a produtividade das plantas”.
Em comunicado, o Politécnico de Leiria informa que “ao longo de dois meses, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com a indústria e a academia em sessões concebidas para aumentar a sua compreensão dos problemas enfrentados por diferentes tipos de produção agrícola”. Na mesma publicação, o estabelecimento de ensino acrescenta que, durante aquele período, os alunos “tiveram também a possibilidade de testar algumas das soluções em pequena escala, podendo agora aprofundar os resultados obtidos”.