Depois de ter editado um mapa do concelho e de ter produzido a revista Nazaré Marés de Maio 2024, a Associação para o Desenvolvimento Integrado do Concelho da Nazaré anuncia a organização do I Festival Internacional de Artes Visuais em outubro e do evento “Gastronomia Nazaré 2024” no mês de novembro.
No balanço do festival de cultura e literacia “Nazaré Marés de Maio”, que cumpriu a 6.ª edição em maio, com uma panóplia de iniciativas e atividades, a organização explica que o festival de artes visuais tem como objetivo “a reunião de artistas, não artistas ou potenciais futuros artistas, obras de arte e entusiastas da arte, de modo a celebrar diversas formas de expressão visual, como pintura, escultura, fotografia, vídeo, filmes, dança, música, instalações e muito mais, desenvolvendo as habilidades individuais para apreciar as diferentes formas de expressão artística, através de atividades de literacia visual”, como se lê na informação enviada às redações.
O Nazaré Marés de Maio preconiza que as atividades a realizar com parceiros podem ser diversas e das mais variadas formas de arte.
O “Gastronomia Nazaré” é pensado para promover e dinamizar a atratividade do concelho e a salvaguarda do património, o comércio local, a gastronomia local, os produtos endógenos do território, os produtos com tradição e a gastronomia típica e os conhecimentos acerca da centralidade dos vinhos na restauração.
Além dos parceiros habituais, a organização do Nazaré Marés de Maio está aberta à inclusão nos projetos que promove de “qualquer entidade pública ou privada, pessoas singulares ou coletivas”.