A Casa do Mineiro, que pretende contar a história das Minas da Bezerra e do setor das pedreiras, está a “nascer” em Serro Ventoso.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A obra, adjudicada por quase 200 mil euros, e financiada por fundos comunitários em cerca de 130 mil, arrancou na passada semana.
“Perpetuar o passado e dá-lo a conhecer às gerações atuais e futuras é o principal objetivo”, avança o presidente da Junta de Serro Ventoso, mentor do projeto, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “Pretende-se a criação de um centro interpretativo, que virá também a servir de espaço multiusos”, acrescenta Carlos Cordeiro.
A Casa do Mineiro vai instalar-se num edifício construído há cerca de 25 anos na zona central da aldeia que previa acolher a casa mortuária, mas que tem estado devoluto desde então.
“É também uma forma de dar uma nova vida a este espaço inacabado que pertence à Junta e que não está a ser aproveitado”, salienta o autarca.
O projeto da obra prevê a requalificação do edifício de dois pisos. No primeiro piso, será criado um espaço interativo, onde se instalará um ecrã didático que dará a conhecer a história das Minas da Bezerra. O piso inferior será também destinado a exposições, formações, pequenos eventos com crianças e seniores e albergará ainda uma cozinha e sanitários. Já no piso superior vão ser criadas três salas que poderão vir a acolher associações locais que ali pretendam vir a instalar-se.
“É uma obra para a nossa comunidade. Trata-se de um investimento significativo, mas é a primeira vez que é realizada uma obra na freguesia com fundos comunitários”, adianta ainda o presidente da Junta.
Além de contar a história do principal setor de atividade de Serro Ventoso, a Casa do Mineiro pretende fazer uma homenagem aos mineiros que trabalharam nas Minas da Bezerra e também a todos aqueles que trabalharam e trabalham nas pedreiras.
“O setor da pedra é o maior gerador de riqueza da freguesia e também um dos maiores empregadores. Cerca de meia centena dos nossos habitantes trabalha nas pedreiras, mas há também muita gente que vem de fora para trabalhar nas nossas empresas”, sublinha Carlos Cordeiro.
A tradição do setor e a história das Minas da Bezerra ficarão, assim, eternizadas com a construção da Casa do Mineiro de Serro Ventoso. A conclusão da requalificação está prevista para o final deste ano.