A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc), de Alcobaça, foi distinguida, pela primeira vez, com o selo “AgroEscola”, referente ao ano letivo de 2023/2024, atribuído pelo Fórum Estudante em articulação com a Confederação de Agricultores de Portugal (Cap).
Este conteúdo é apenas para assinantes
“É um reconhecimento das nossas práticas e de todo o trabalho que temos vindo a desenvolver com o objetivo de dar sempre as melhores ferramentas aos nossos alunos”, disse a diretora daquele estabelecimento de ensino ao REGIÃO DE CISTER. Paula Malojo explica também que espera que o prémio seja mais um incentivo para os estudantes da Epadrc. “É mais um pretexto para motivar os alunos no seu processo de formação dentro de as atividades que já estão em marcha e de outras que possam vir”, vinca a docente.
Esta foi a primeira vez que a Epadrc se candidatou a ser distinguida pelo selo, que enaltece “a sensibilização e capacitação dos alunos para a importância da agricultura, do mundo rural e do desenvolvimento sustentável em Portugal”, no âmbito da iniciativa “Redescobrir a Terra”. “A nossa candidatura fazia todo o sentido porque somos uma AgroEscola. Cada vez mais procuramos incutir nos nossos alunos a importância da sustentabilidade, alertando que os recursos não são infinitos”, começa por explicar a docente. “É preciso ter em conta a preservação do planeta nas práticas agrícolas e de produção alimentar”, consciencializa.
A sustentabilidade tem sido tema de ordem nos planos de educação das escolas do País. Na Epadrc, este conceito teórico também tem sido cada vez mais transportado para o processo empírico. “A partir deste ano, tentámos fazer uma sensibilização crescente relativamente àqueles que são os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável do planeta, sugeridos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura”, sublinha Paula Malojo.
A Epadrc tem neste momento uma vasta oferta formativa orientada para os cursos profissionais nos setores de agricultura e agroalimentar. Técnico de Produção Agropecuária, Técnico de Restaurante/Bar, Técnico de Cozinha/Pastelaria e os cursos de educação e formação no ensino básico de Tratador de Animais em Cativeiro, Cozinheiro e Empregado de Restaurante/Bar são algumas das opções, mas quando se aborda a sustentabilidade e a distinção recebida, Paula Malojo reforça que o mérito é transversal a todos os alunos da escola. “Tentamos envolver sempre todas as turmas neste processo através de atividades que contribuam para este reconhecimento através de diferentes atividades”, sublinha a diretora da escola.
A distinção é também importante para diretora que assume o objetivo de “melhorar a imagem da escola” com a finalidade de envolver a comunidade nas dinâmicas da Epadrc e de captar a atenção dos jovens para que conheçam a oferta formativa.