Sexta-feira, Outubro 24, 2025
Sexta-feira, Outubro 24, 2025

Fleming de Oliveira deixa legado na política e história local de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Faleceu, esta terça-feira, aos 79 anos, no Hospital Privado de Gaia, Fernando José Ferreira, que viria a adoptar o nome profissional de Fleming de Oliveira, deixando um legado na política e na história local.

Nasceu no Porto a 22 de fevereiro de 1945, mas casou com uma alcobacense e por cá ficou. Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi subdelegado do Procurador da República, no Tribunal Cível do Porto e delegado do Procurador da República nas comarcas de Vila Franca do Campo, Cinfães e Arraiolos. Cumpriu o serviço militar e regressou da Guiné a cinco dias da revolução dos cravos, voltando em definitivo a Alcobaça, onde trabalhou no escritório com o sogro.

Entrou na política de imediato, sendo um dos fundadores do PPD/PSD no concelho de Alcobaça e no distrito de Leiria, acabando por ser escolhido como candidato à Câmara nas primeiras eleições autárquicas. Perdeu o ato eleitoral para Miguel Guerra (PS), por 1.824 votos, mas acabaria por ser eleito vice-presidente da Câmara de Alcobaça (1976/1979). No triénio seguinte foi presidente da Assembleia Municipal, tendo sido ainda deputado à Assembleia da República (1980) e deputado municipal (em 1985). 

Região de Cister - Assine já!

Foi fundador e autor dos estatutos de algumas entidades de Alcobaça, integrando órgãos sociais de diversas instituições no concelho.

Colaborou regularmente em vários jornais, entre os quais o REGIÃO DE CISTER, e publicou diversos livros sobre a história local. Foi causídico do Município durante muitos anos e exerceu a advocacia em Alcobaça ao longo das últimas décadas. 

“Fleming de Oliveira foi uma das personalidades políticas locais mais importantes e influentes”, partilhou o Município numa nota de pesar, assinada pelo presidente da Câmara e pelo presidente da Assembleia Municipal. “Deixa um relevante legado na história da nossa democracia e da sua implementação no concelho de Alcobaça”, lê-se ainda no documento.

AD Footer

Artigos Relacionados

Etapa decisiva do nacional de Ralis atraiu milhares a Alcobaça

O Rali Vidreiro - Centro de Portugal, oitava e última etapa do campeonato nacional de Ralis, trouxe milhares...

Faleceu Laborinho Lúcio: juiz, ministro, escritor e filho da Nazaré

Faleceu esta quinta-feira, aos 83 anos, Álvaro Laborinho Lúcio, uma das personalidades mais marcantes da Nazaré e da...

Câmara da Nazaré alerta para presença de caravelas-portuguesas nas praias

A Câmara da Nazaré alertou, em comunicado enviado às redações, para a presença de caravelas-portuguesas ao longo da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!