Foi dado mais um passo importante para que a tão desejada nova sede do Centro de Apoio Social Serra de Aire e Candeeiros (Cassac) seja, finalmente, uma realidade, após a assinatura do contrato da empreitada, que aconteceu no passado dia 26.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Desde que se fundou a instituição há 20 anos que se trabalha neste projeto. É uma obra de extrema importância porque temos uma população muito envelhecida a necessitar de muitos cuidados e o Cassac tem de continuar a dar este apoio”, elencou o presidente da Direção daquela instituição. João Paulo Gomes realçou que as novas instalações serão essenciais para dar uma melhor resposta aos utentes e melhores condições aos funcionários.
O contrato para a construção da nova sede na Rua do Póvoa, Marinha de Baixo, em Serro Ventoso, foi assinado com a empresa Marcelino & Filhos. O custo da obra ronda os 2,3 milhões de euros, um valor que será obtido com recurso à banca, através de um acordo com a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo. Determinante para colocar “a primeira pedra” será também o apoio da Câmara Municipal (300 mil euros) e das Juntas de Arrimal e Mendiga (51 mil euros), Serro Ventoso (30 mil euros) e São Bento (25 mil euros) que uniram esforços para capacitar o Cassac.
A preocupação, agora, passa por ter a obra adiantada para que possa ser aceite uma candidatura a um programa financeiro, numa próxima oportunidade. “Queremos ter tudo feito em conformidade com a lei, para quando houver uma possibilidade estarmos posicionados para conseguirmos apoio financeiro”, explica o dirigente. “Chegámos a ter uma candidatura aprovada, mas passado algum tempo disseram-nos que não havia dinheiro disponível para apoiar o nosso projeto”, explicou João Paulo Gomes.
A nova sede da instituição vai permitir introduzir novas valências, como uma estrutura residencial para pessoas idosas, com capacidade para acolher 45 idosos, um centro de dia, que poderá dar resposta a 30 utentes, e uma unidade de dia e promoção da autonomia, que albergará 10 pessoas. A infraestrutura vai ter ainda salas para administração, atendimento, gabinetes de psicologia, enfermagem, medicina e imagem, cozinha, refeitório, sala de estar, ginásio/sala de fisioterapia e lavandaria. A nova sede terá também estacionamento no exterior, sendo um edifício preparado para acolher pessoas de mobilidade reduzida.
Atualmente, a grande valência do Cassac é o apoio ao domicílio, que presta auxílio a 45 pessoas das freguesias de Arrimal e Mendiga, Serro Ventoso e São Bento, respondendo as necessidades básicas dos utentes e levando também cuidados de fisioterapia a casa das pessoas que necessitam desta valência.
O Cassac abastece também quatro escolas e quatro jardins de infâncias com refeições, tendo um protocolo com o Município de Porto de Mós neste sentido. Diariamente, são confecionadas cerca de 200 refeições na instituição para alimentar as crianças daqueles estabelecimentos de ensino.