Quinta-feira, Abril 3, 2025
Quinta-feira, Abril 3, 2025

REGIÃO DE CISTER cria podcast para promover consciência ambiental

Data:

Partilhar artigo:

“O Futuro é Hoje” é o nome do novo podcast do Região de Cister, dedicado à sustentabilidade, natureza e meio ambiente.

Conduzido pela alcobacense Catarina Raimundo, licenciada em Engenharia do Ambiente, o programa tem como objetivos promover a consciencialização ambiental e inspirar mudanças positivas na sociedade.

O primeiro episódio será lançado esta sexta-feira, por ocasião do Dia Mundial da Árvore. “Com este podcast pretende-se aumentar a consciência ambiental e de sustentabilidade ao nível da comunidade, com vista a uma cidadania ativa.

Região de Cister - Assine já!

Que estas conversas que vamos partilhar, possam ajudar a desenvolver o espírito crítico e a promover uma resposta efetiva na alteração de comportamentos, mais conscientes e mais sustentáveis”, refere Catarina Raimundo, que tem trabalhado nos últimos anos como consultora, auditora e formadora em Sustentabilidade e Gestão da Qualidade, Ambiente e SST.

“Estou muito entusiasmada, mas não alheada do tempo que vivemos. Mudam as políticas, mas as convicções mantêm-se. Considero que nós, cidadãos, com vontade e determinação, também temos poder. E este podcast é um exemplo disso”, acrescenta a alcobacense, que sugeriu ao REGIÃO DE CISTER a criação deste podcast.

Nesta primeira série, apoiada pelo Crédito Agrícola, estão pensados cinco episódios, com diferentes convidados e diferentes temas. Até julho será publicado um novo programa por mês.

O primeiro episódio conta com a participação de João Vila Lobos, figura de referência na história ambiental portuguesa. Desde os anos 70, esteve envolvido em iniciativas pioneiras na área, integrou a primeira Direção Geral do Ambiente e participou em comités ambientais da União Europeia e da OCDE. A conversa trará uma reflexão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e os desafios contemporâneos na preservação dos recursos naturais.

No episódio de abril a conversa será com o alcobacense Leonardo Cruz, economista que há poucos anos abraçou a área da sustentabilidade, provando que as empresas e a sustentabilidade andam de mãos dadas.

Em maio, o episódio será dedicado à agricultura e à sua importância para a autonomia, segurança e desenvolvimento do País.

Em junho, o convidado será desafiado a falar sobre a gestão da água: secas, cheias, disponibilidade de água potável e contaminação de aquíferos.

Por último, será abordado o tema da sustentabilidade e educação ambiental, através de projetos em pequenas comunidades.

“Enfrentamos hoje desafios que afetam não só a natureza, como a perda de biodiversidade, a nossa saúde e qualidade de vida”, lembra Catarina Raimundo, para quem “uma alteração de comportamentos, integrando o respeito pela natureza, poderá acrescentar à sociedade, trazendo outros valores de ética, de responsabilidade e de cooperação”.

O interesse da anfitriã pela causa ambiental vem desde a infância, influenciada pela família, pela escola e pelo grupo de escuteiros. “Aos 14/15 anos, por influência de amigas, creio até que, através das irmãs mais velhas, comprava uma revista brasileira para adolescentes.

O Brasil enfrentava diversos problemas ambientais e realizava-se em 1992, a 1.ª Cimeira do Rio sobre Desenvolvimento Sustentável à qual a revista deu grande destaque. Estes temas despertaram o meu interesse”, recorda.

“Como gostava muito de ler, fiquei num grande dilema entre Comunicação Social e Engenharia do Ambiente… escolhi a primeira para evitar grandes mudanças e por já estar na área de ciências”, acrescentou Catarina Raimundo, que agora se estreia atrás de um microfone.

Sustentabilidade, natureza e meio ambiente são os pilares deste projeto. Sustentabilidade porque “constitui o núcleo dos pilares do desenvolvimento sustentável: ambiente, economia e sociedade”. Natureza refere-se ao “mundo natural, incluindo florestas, rios, oceanos e a todos os animais”. E meio ambiente porque “quando falamos de meio ambiente (dos sistemas físicos, químicos e biológicos e das suas relações), fazemos referência também a uma relação particular: a relação entre a natureza e a sociedade que a habita”.

“O Futuro é Hoje” estreia esta sexta-feira, convidando os ouvintes a refletirem e agirem por um mundo mais sustentável.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Primeira Página

Artigos Relacionados

Músico Vini Lessa criou estúdio de gravação na Alva

Poucos imaginam que é de uma garagem de uma vivenda na Alva, em Pataias, que saem gravações de...

Futsal: Dupla de treinadores da Benedita conquista Taça de Portugal pelo Sporting

A dupla de técnicos beneditenses, composta por Paulo Luís e Nuno Dias, conquistou a 7.ª Taça de Portugal...

Beneditense desvenda mente humana em livro de estreia

”Monólogo no Purgatório” é o título do livro que assinala a estreia do beneditense João Manuel Mateus na...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!