Aos 36 anos, o alcobacense João Traquina anunciou o fim da carreira, através de uma nota publicada nas redes sociais, colocando fim a um longo período de dedicação ao futebol. Foram mais de 500 jogos enquanto sénior, nos quais apontou mais de seis dezenas de golos.
Trata-se de um avançado que representou a região durante mais de uma década nos escalões nacionais, tendo, inclusive, chegado a estrear-se na elite do futebol português. A 15 de agosto de 2015, o alcobacense foi chamado pelo técnico Ricardo Sá Pinto (Belenenses) a participar no empate a 3 bolas com o Rio Ave na jornada inaugural do escalão principal.
“Foram muitos anos de entrega total, sacrifício, paixão e momentos que levo comigo para a vida. O futebol deu-me muito mais do que vitórias ou derrotas. Deu-me memórias inesquecíveis, amizades e valores que moldaram quem sou hoje”, lê-se na missiva do alcobacense.
Traquina iniciou-se no Ginásio, tendo representado Benfica e Académica ainda na formação. Como sénior, alinhou por Tourizense, Estoril Praia, Pampilhosa, Sertanense, Fafe, Naval 1.o Maio, Sp. Covilhão, Belenenses, Académica, Trofense e União 1919, clube pelo qual alinhou na última época e pelo qual se despede do futebol.
Refira-se que Traquina tem aliado o futebol aos estudos académicos e não será de admirar que nos próximos tempos seja visto a desempenhar funções numa equipa técnica.