A Coligação Democrática Unitária (CDU) anunciou o regresso de Rogério Raimundo à cena política como candidato à presidência da Câmara de Alcobaça nas eleições autárquicas de 2025.
A candidatura marca o regresso do histórico autarca, que foi vereador da CDU entre 1998 e 2017, tendo ainda exercido funções na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia da Cela. O professor aposentado foi o candidato da CDU à Junta da Cela nas últimas eleições autárquicas.
Com o lema “Ouvir, Envolver, Agir”, a CDU apresentou também o nome de António Luís Ribeiro de Lemos como cabeça de lista à Assembleia Municipal. Morador na freguesia de Coz, empresário e ativista ambiental, foi eleito pela CDU em Cascais, na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia de São Domingos de Rana.
No comunicado enviado à imprensa, a CDU sublinha o “projeto de liberdade e democracia” e garante apresentar “mulheres e homens que honram os seus compromissos; respeitam a palavra dada; prestam contas; dão garantias de uma gestão rigorosa dos recursos públicos e que recusam negociatas e tráfico de influências”.
Nas últimas autárquicas, a candidatura da CDU à Câmara de Alcobaça, encabeçada por Clementina Henriques, perdeu mais de metade dos votos, passando de 2.076 para 951 votos. Os 1.119 votos para a Assembleia Municipal permitiram apenas a eleição de António Raposo, perdendo um mandato em relação a 2017.