A equipa sénior do Dom Fuas AC vai passar a ser gerida, na totalidade, pelo clube nazareno, encerrando, assim, o projeto “Andebol de Primeira” – que uniu clube, FC Porto e Município da Nazaré desde 2021 –, e levando o clube a disputar novamente a 3.ª Divisão Nacional na temporada 2025/2026.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A decisão, revelada ao REGIÃO DE CISTER pelo coordenador-geral do andebol do clube, é justificada pelos “constrangimentos financeiros”, com o emblema nazareno, que na época passada estreou-se na elite da modalidade, a abdicar da licença desportiva de participação na Divisão de Honra – à qual tinha sido despromovido – e a recomeçar nas divisões inferiores.
“No projeto Andebol de Primeira, o Dom Fuas dava o nome e suporte financeiro, que era, sobretudo, garantido através de subsídios da autarquia e de patrocinadores. O FC Porto dava apoio logístico”, explicou Mário Rui Florência, referindo que, a partir da próxima época, será o clube a “suportar”, na totalidade, as despesas inerentes à época. “O orçamento de uma equipa para a 1.ª Divisão e que, desde que foi formada tinha esse objetivo primordial, era muito pesado a nível financeiro. Neste momento, daremos um passo atrás para dar dois à frente”.
Mas, a ambição, garantiu o também membro da Direção, permanece intacta. “A Nazaré tem sido desde sempre um viveiro de jogadores de andebol, e pretendemos, com os atletas formados na Nazaré e com alguns da região que possam vir acrescentar, paulatinamente chegar, quem sabe, novamente lá acima”, sublinhou o dirigente, antecipando uma caminhada que “poderá levar mais tempo do que a do projeto, cujas condições financeiras eram outras”.
Nesse sentido, Mário Rui Florência revelou que Inácio Carmo, técnico que comandava a equipa secundária na época transata, assumirá o leme da formação principal, sucedendo a Paulo Félix, que está de saída do clube. Sérgio Sigismundo, responsável pelo treino específico de guarda-redes, manter-se-á em funções, assumindo também esse papel nos escalões de formação.
“Vamos tentar formar um plantel competitivo e depois tudo se decidirá dentro de campo”, analisou, recordando o trajeto da equipa B em 2024/2025, que, com atletas da formação considera ter “sido muito positivo”. “O objetivo não era a subida de divisão, mas sim dar experiência competitiva sénior aos atletas oriundos da formação”, notou o coordenador-geral, destacando a “oportunidade” que muitos tiveram de competir pela equipa principal na elite.
Relativamente à construção do plantel para 2025/26, Mário Rui Florência deixou as apresentações para os próximos meses, adiantando que haverá jogadores da equipa principal que deverão continuar a alinhar pelo clube no regresso à 3.ª.
Já no que diz respeito à formação, o Dom Fuas AC vai ter equipas masculinas e femininas de bambis até sub-18, assegurou, adiantando ainda que o quadro técnico da formação será muito “idêntico” ao da temporada 2024/25.