A edição digital é apenas para assinantes
O Festival de Artes de Aljubarrota promove uma segunda reunião entre artistas e a comunidade, nos dias 13 e 14 do próximo mês, na Estalagem do Cruzeiro.
Ao longo de dois dias, a iniciativa, organizada pela Ala d’Artistas, propõe uma imersão cultural, reunindo concertos, oficinas de cerâmica, antotipia, ilustração, teatro comunitário, cinema, exposições, um podcast ao vivo e muitas outras atividades.
“É um convite à celebração da criatividade, da comunidade e da identidade local — e este ano, reforça ainda mais esse espírito de encontro entre artes, pessoas e territórios”, sugere o diretor artístico da associação, sediada na Calvaria de Cima, Fábio Sílex, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
A atuação do artista FeMa (na fotografia), no primeiro dia do evento, é um destaques da programação desta 2.ª edição. Num concerto intimista em que as sonoridades do hip hop, do indie e da pop alternativa se fundem, o músico alcobacense apresenta o novo disco, “Homnia”, convidando o público a embarcar numa viagem sonora e emocional sobre a desconexão humana com a natureza e o mundo.
O dia de arranque conta ainda com um ateliê de cerâmica com Andrea Pinho, uma sessão de “stop motion” com Carolina Brites, uma oficina de teatro com Sónia Cardoso e ainda um espetáculo teatral do grupo Trupêgo, de Porto de Mós.
Já o segundo dia do festival de Aljubarrota oferece uma oficina de antotípia com Inês Catarino, uma sessão de arteterapia com Filipa Leiria e outra de ilustração com Rafael Vicente e também um laboratório criativo com Beatriz Mateus. Outra das propostas passa pela oficina com Patrícia Jorge, que convida a viajar pelo mundo através da dança e que celebra a diversidade e o corpo em movimento, e o podcast “Nós de Comversa”, com Fábio Sílex, que será gravado ao vivo.
As atrações encerram com o jantar temático e o espetáculo “Fado à Mesa”, apresentado por Rute Costa e Diogo Pomba, acompanhados por Carlos Nogueira, na guitarra, e Ricardo Silva, na viola, e que conta com a participação de Paula Roxo e João Louro.
O Festival de Artes de Aljubarrota realiza-se com o apoio da Junta de Aljubarrota, da Câmara de Alcobaça, do BPI | Fundação ‘la Caixa’, do Montelo Mosteiro Hotel, do Real Abadia Spa Hotel, do Hostel Rossio Alcobaça, da Herdade Monte do Sol, da Sweet das Pipocas e ainda da Fundação INATEL.