Crescer de forma sustentada e aumentar a capacidade de resposta tem sido a estratégia da Serralharia Fialho & André para se afirmar no mercado. A empresa familiar, cujas instalações estão edificadas na freguesia de Aljubarrota, é especialista em estruturas metálicas e tem capacidade para interpretar e desenvolver projetos “chave na mão”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Procuramos sempre trabalhar com os melhores, trabalhamos com as cinco maiores empresas do País na área da construção e temos capacidade para fazer desde a estrutura metálica de edifícios, a serralharia civil, peças de decoração, esculturas… Temos uma panóplia de trabalhos em que temos boa capacidade de resposta”, sublinha ao REGIÃO DE CISTER o administrador da empresa desde 2009, representando a segunda geração da família à frente do negócio.
Nuno Fialho destaca a organização, o brio e a sustentabilidade como pilares do crescimento da empresa nos últimos anos. ”A organização e o gosto pela área é fundamental para qualquer negócio. Trabalhamos como uma empresa familiar: com consciência do passado e com preocupação do futuro. Não pondo em causa o que já construímos e também não sendo demasiado ambiciosos”, contou o empresário.
Fundada a 9 de março de 1990, a empresa adquiriu parte das atuais instalações em 2005, acompanhando o aumento da atividade. Seguiram-se anos de expansão e de crescimento no número de obras, algo que estagnou aquando da crise da construção, por volta de 2010. Em 2017, aquele setor voltou a ser impulsionado o que “obrigou” a empresa a crescer. “Adquirimos mais terrenos, começámos a construir e lançámos mais projetos. Fomos criando condições, tanto humanas como físicas, quer a nível de maquinaria e de instalações, o que nos permitiu dar resposta a clientes e a empresas maiores”, explica o gestor.
Há cerca de seis anos, e seguindo a lógica de crescimento sustentado já referido anteriormente, a Serralharia Fialho & André investiu 2 milhões de euros num novo pavilhão, o que permitiu acrescentar novos serviços e contratar mais recursos humanos. Agora com duas dezenas de colaboradores, a empresa tem nos quadros um arquiteto, uma engenheira e um desenhador, que garantem a capacidade de executar (e descodificar) qualquer projeto antes da sua produção, um trabalho que, aliado ao cuidado dos funcionários nos processos seguintes, é crucial para entregar o produto final à medida do cliente.
Mas nem só de empresas são constituídos os destinatários do trabalho da Serralharia Fialho & André. Também os particulares procuram os serviços da entidade que garante perfecionismo na estética, no acabamento e, não menos importante, no prazo.
Hoje em dia, entre 75% e 80% da faturação provém de empreitadas em Lisboa, e a pandemia da covid-19 acabou por impulsionar o negócio, tornando a empresa sediada na freguesia de Aljubarrota mais competitiva num período de adversidade.


