Um novo guia gastronómico que valoriza a cozinha e os pratos típicos de Serro Ventoso já está disponível, reunindo receitas antigas que atravessam gerações e preservam a identidade culinária da freguesia.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Lançada no dia 28 do mês passado, na Casa do Mineiro, a publicação reúne mais de uma dezena de iguarias, entre entradas, pratos principais e doces, acompanhadas por fotografias e respetivas receitas à “moda antiga”, elaboradas por um grupo de cozinheiras septuagenárias da localidade. Agora, estas receitas podem passar de geração em geração.
Em destaque estão as couves de azeite com broa (conhecidas como couves de miolos), a morcela de arroz, a farinheira preta, a chouriça assada, o chícharo, o esparregado, as papas de molhar no pão, a famosa coalhada, o galo bêbado, o galo no forno, o galo estufado, bem como o bolo das festas e as filhoses. As receitas podem ser preparadas por qualquer pessoa, com ou sem experiência culinária, bastando seguir as instruções e utilizar produtos de qualidade.
“Valorizar” e “perpetuar” a cozinha e as receitas do antigamente, que se têm vindo a perder década após década, é o principal objetivo deste guia publicado pela Junta, cuja edição esteve a cargo da Biografias por Encomenda.
“Existem pratos dos tempos dos nossos avós que estas novas gerações nem fazem ideia que existiram”, sublinha o presidente da Junta de Serro Ventoso, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
“Daqui a uns anos, quando as pessoas mais velhas já cá não estivessem, essas receitas cairiam no esquecimento e já ninguém conseguiria replicá-las”, acrescenta Carlos Cordeiro, prestes a terminar o mandato, despede-se da Junta de Serro Ventoso no próximo dia 29 e seguirá para a freguesia vizinha de Arrimal e Mendiga, onde foi recentemente eleito para liderar o mesmo órgão deliberativo.
O Guia Gastronómico de Serro Ventoso pode ser adquirido pela quantia simbólica de 5 euros na sede da Junta.
E por falar em gastronomia, um dos eventos mais aguardados da região está quase a chegar a Serro Ventoso.
A 11.ª edição do Festival do Galo está confirmada e vai realizar-se nos dias 8 e 9 do próximo mês, no Pavilhão de São Silvestre. Feijoada de galo, arroz de galo, galo no forno, cabidela de galo e galo bêbado são os pratos que voltam a ser serviços na iniciativa que pretende promover a gastronomia e os produtos locais e que atrai, ano após ano, cada vez mais visitantes.
Como tem vindo a ser habitual nas edições anteriores, as receitas do evento organizado pela Junta revertem a favor do Clube Recreativo, da Associação de Pais e ainda das fábricas das igrejas daquela freguesia.
É caso para voltar a dizer que Serro Ventoso volta a ser a capital do galo.


