Já são conhecidas as entidades escolares reconhecidas com o galardão Eco-Escolas 2025, relativo ao último ano letivo, que distingue os estabelecimentos de ensino de Norte a Sul do país, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Nos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós constam, no total, 26 escolas na lista dos premiados. A entrega das bandeiras realizou-se na semana passada, no Pavilhão Multiusos de Paredes.
O concelho de Alcobaça foi o que teve mais distinções na chamada região de Cister (13 no total), tendo as entidades de ensino distinguidas sido as seguintes: Centro Escolar de Alcobaça, Centro Qualifica de Cister, Centro Social Paroquial do Bárrio, Escola Básica (EB) da Benedita, Escola Básica e Secundária (EBS) de São Martinho do Porto, EB 2,3 de Pataias, EB 2,3 Frei Estevão Martins, EB1 de Évora de Alcobaça, EB1 de Maiorga, EB1/Jardim de Infância (JI) Casal dos Ramos, EB1/JI da Benedita, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) e Externato Cooperativo da Benedita.
No concelho da Nazaré, também foram reconhecidas mais de uma dezena de entidades (11 no total), sendo elas: Centro Escolar de Famalicão, Centro Escolar de Valado dos Frades, Centro Social da Freguesia de Famalicão, Centro Social de Valado dos Frades, EBS Amadeu Gaudêncio, EB Norte, Escola Profissional da Nazaré, Externato Dom Fuas Roupinho, Jardim de Infância Bairro dos Pescadores, Jardim de Infância Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e Universidade Sénior da Nazaré.
Em Porto de Mós, apenas foram distinguidas a Escola Secundária de Porto de Mós e o Instituto Educativo do Juncal.
O Centro Qualifica de Cister, Epadrc, o Centro Social da Freguesia de Famalicão e a Escola Secundária de Porto de Mós que não tinham hasteado a bandeira na última edição e fazem-no neste ano letivo. Em sentido inverso, a Escola EB1/JI do Carvalhal de Aljubarrota foi uma das entidades que se inscreveu, mas não preencheu os requisitos necessários para constar na lista dos vencedores, como tinha acontecido no último ano.
O galardão Eco-Escolas é “um programa internacional da Foundation for Environmental Education”, desenvolvido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação. Os objetivos passam por “encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola”. Para constar na lista de vencedores, as escolas têm de demonstrar ter seguido uma metodologia de sete passos: conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de ação, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e eco-código.
As inscrições para a edição de 2025/2026 já estão abertas desde o passado dia 15 de setembro.


