A campanha de angariação de fundos lançada na plataforma PPL por Vanda Furtado Marques, há cerca de dois meses, para viabilizar a edição do livro centrado na vida do padroeiro de Alcobaça, atingiu o seu objetivo.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Cumprida a meta dos 2.500 euros, a obra intitulada “S. Bernardo de Claraval – O Coração de Alcobaça” será editada e apresentada no café Ala Sul, no centro histórico da cidade, no próximo dia 13, às 16 horas.
Através da publicação, que conta com ilustrações de Mariette Ezequiel, a escritora alcobacense pretende dar a conhecer às crianças a história deste monge do século XII, que foi a figura mais marcante da Ordem de Cister e um dos nomes maiores da espiritualidade cristã.
“Depois de várias pesquisas, fiquei fascinada com o seu percurso, ainda pouco conhecido para muitos, e não tive dúvidas de que tinha de pôr esta história cá para fora”, sublinha Vanda Furtado Marques, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
Reconhecido como homem de fé profunda, mestre do silêncio e defensor da contemplação, São Bernardo destacou-se também pela relação harmoniosa com a Natureza, pela honestidade e pelo compromisso com o bem comum. São precisamente esses valores e ensinamentos que a autora tenciona transmitir aos mais pequenos com este livro, que estará em breve disponível em diversos espaços comerciais da cidade. S. Bernardo de Claraval é ainda exemplo de humildade, já que, apesar de ter nascido numa família nobre, escolheu um caminho simples e dedicado ao próximo.
“Num mundo cada vez mais barulhento, é urgente relembrar o que por vezes está esquecido e que é tão importante”, acrescenta a escritora, que, através dos inúmeros estudos que desenvolveu, descobriu que este monge que se instalou em Alcobaça foi “patrono dos apicultores” e que “trouxe o lado feminino para a religião com a Virgem Maria”.
“São curiosidades que merecem ser exploradas e partilhadas”, destaca ainda a professora de História.
Depois de “S. Bernardo de Claraval – O Coração de Alcobaça”, Vanda Furtado Marques dedicar-se-á ao 4.º volume da coleção “Pequenas Histórias de Portugal”, da editora Barca Bella, que terá em destaque D. Filipa de Lencastre e previsão de lançamento para a próxima primavera.


