Quinta-feira, Janeiro 22, 2026
Quinta-feira, Janeiro 22, 2026

“Raízes Vivas” reúne todos os grupos de folclore em produção inédita

Data:

Partilhar artigo:

O espetáculo “Raízes Vivas” reuniu, pela primeira vez, todos os Ranchos Folclóricos do concelho de Alcobaça, que subiram juntos ao palco numa criação conjunta do Município e das diferentes coletividades, cuja estreia foi assinalada no passado sábado, dia 17 de janeiro, no Panorama.

“Alcobaça destaca-se por ser um dos concelhos portugueses com maior número de ranchos ativos, reflexo de um território que preserva a cultura popular e incentiva a participação comunitária e a transmissão de tradições entre gerações”, sublinhou a autarquia, através de um comunicado.

A produção inédita reuniu o talento e a tradição de diversos grupos folclóricos da região, incluindo o Grupo Folclórico do Centro Cénico da Cela, o Grupo Regional de Folclore da Benedita, o Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Baça (de Casais da Vestiaria), o Rancho Folclórico das Rosas (de Casal Pinheiro e Fragosas), o Rancho Folclórico de Casais de Santa Teresa, o Rancho Folclórico do Acipreste, o Rancho Folclórico do Concelho de Alcobaça, o Rancho Folclórico do Vimeiro, o Rancho Folclórico dos Moleanos e o Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções.

O espetáculo prestou uma homenagem à riqueza das tradições locais, explorando de forma criativa e inovadora os elementos que definem o folclore da região. Músicas originais, danças típicas e trajes tradicionais foram reinterpretados sob uma perspetiva contemporânea, proporcionando ao público uma experiência que preserva o legado cultural enquanto o projeta para o futuro.

Na ocasião, foi também apresentada uma nova linha de calçado tradicional de conforto, desenvolvida pela empresa de comércio e indústria de calçado, alcobacense Nursing Shoes. Esta nova proposta, pensada igualmente para a “prática do folclore”, conjuga “tradição, ergonomia e tecnologia”, respeitando os requisitos da Federação do Folclore Português, pode ler-se na mesma nota do Município.

A tradição continuará a ser celebrada ao longo do ano, nas diferentes localidades do concelho, permitindo que mais pessoas tenham a oportunidade de vivenciar este património cultural.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Taxa de abstenção mais baixa da região desde 2006

A chamada região de Cister, à semelhança do que aconteceu à escala nacional, registou a mais baixa...

CCRD Burinhosa promoveu debate da 2.ª Divisão

Promover o diálogo, o desenvolvimento e a reflexão conjunta sobre a 2.ª Divisão Nacional, o futsal português...

Alberto Costa lança livro de crónicas publicadas na imprensa regional

“Visto da Foz – Crónicas” é o mais recente livro do antigo ministro Alberto Costa e reúne...

Policlínica da Benedita cresce e ganha bloco operatório

 A Policlínica da Benedita vai crescer e acrescentar um bloco operatório à lista de serviços que presta na...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!