O espetáculo “Raízes Vivas” reuniu, pela primeira vez, todos os Ranchos Folclóricos do concelho de Alcobaça, que subiram juntos ao palco numa criação conjunta do Município e das diferentes coletividades, cuja estreia foi assinalada no passado sábado, dia 17 de janeiro, no Panorama.
“Alcobaça destaca-se por ser um dos concelhos portugueses com maior número de ranchos ativos, reflexo de um território que preserva a cultura popular e incentiva a participação comunitária e a transmissão de tradições entre gerações”, sublinhou a autarquia, através de um comunicado.
A produção inédita reuniu o talento e a tradição de diversos grupos folclóricos da região, incluindo o Grupo Folclórico do Centro Cénico da Cela, o Grupo Regional de Folclore da Benedita, o Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Baça (de Casais da Vestiaria), o Rancho Folclórico das Rosas (de Casal Pinheiro e Fragosas), o Rancho Folclórico de Casais de Santa Teresa, o Rancho Folclórico do Acipreste, o Rancho Folclórico do Concelho de Alcobaça, o Rancho Folclórico do Vimeiro, o Rancho Folclórico dos Moleanos e o Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções.
O espetáculo prestou uma homenagem à riqueza das tradições locais, explorando de forma criativa e inovadora os elementos que definem o folclore da região. Músicas originais, danças típicas e trajes tradicionais foram reinterpretados sob uma perspetiva contemporânea, proporcionando ao público uma experiência que preserva o legado cultural enquanto o projeta para o futuro.
Na ocasião, foi também apresentada uma nova linha de calçado tradicional de conforto, desenvolvida pela empresa de comércio e indústria de calçado, alcobacense Nursing Shoes. Esta nova proposta, pensada igualmente para a “prática do folclore”, conjuga “tradição, ergonomia e tecnologia”, respeitando os requisitos da Federação do Folclore Português, pode ler-se na mesma nota do Município.
A tradição continuará a ser celebrada ao longo do ano, nas diferentes localidades do concelho, permitindo que mais pessoas tenham a oportunidade de vivenciar este património cultural.
AD Footer

