Sexta-feira, Abril 26, 2024
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Aberta Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos no Hospital de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Abriu, esta segunda-feira, a Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos (UICP) no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). A valência do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem como objetivo acompanhar os doentes com necessidades paliativas mais complexas, num espaço físico independente, contando com uma equipa multidisciplinar a tempo inteiro.

Abriu, esta segunda-feira, a Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos (UICP) no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). A valência do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem como objetivo acompanhar os doentes com necessidades paliativas mais complexas, num espaço físico independente, contando com uma equipa multidisciplinar a tempo inteiro.

“Esta é uma valência há muito ambicionada e necessária, vai cobrir toda a área de influência do CHL, que abrange cerca de 400 mil habitantes, e prevemos prestar estes cuidados especializados a cerca de 250 doentes por ano”, destaca Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, citado em comunicado.

Região de Cister - Assine Já!

A nova UICP, que ocupa o antigo Serviço de Cirurgia Geral do HABLO, conta com 12 camas, distribuídas por 10 quartos, espaços de trabalho para os profissionais, sala de tratamentos, zona de limpos e sujos, refeitório e sala de convívio e de atividades.

A Unidade integra o Serviço de Cuidados Paliativos, que inclui uma Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP), a consulta externa e o hospital de dia. A EIHSCP, constituída por profissionais com formação específica, “garante uma prestação de cuidados de saúde de qualidade, promove a dignidade e alivia o sofrimento dos seus doentes, e apoia os seus familiares/cuidadores”, adianta o CHL, em nota de imprensa.

O projeto de criação da UICP no CHL teve um investimento de cerca de 680 mil euros, cofinanciado em 156.825 mil euros no âmbito do Programa Portugal 2020, e em 75 mil euros pela Câmara de Alcobaça.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!