Alcobaça mantém Feira de São Simão mas cancela Mostra de Doces

A Câmara de Alcobaça vai manter a realização da Feira de São Simão, que terá lugar no Mercado Municipal entre o dia 29 de outubro e o dia 1 de novembro. No entanto, o festival Books&Movies, a Mostra de Internacional de Doces & Licores Conventuais e as celebrações de Passagem de Ano em São Martinho foram canceladas.

O certame centenário que assinala a celebração do Dia de São Simão e do Dia de Todos-os-Santos volta a ocupar parte do Mercado Municipal e promete trazer comerciantes de toda a região. Entre as iguarias mais procuradas estão as passas, as castanhas, os pinhões, as nozes e muitos outros produtos típicos apreciados nesta época do ano. Em destaque na Feira de São Simão estão também os queijos, os enchidos, as compotas, os vinhos e a animação cultural assegurada por músicos e grupos de folclore da região. O evento tem entrada gratuita, sendo o acesso e a circulação no recinto controlados para garantir as regras impostas pela Direção-Geral de Saúde no âmbito da pandemia.

Ao invés, o município optou por não realizar o festival Books&Movies, a Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais e as celebrações da Passagem de Ano. “Dado os constrangimentos decorrentes da pandemia do Covid-19, este ano [os eventos] não se irão realizar”, confirmou a autarquia, apelando “à participação cívica e ativa nas restantes propostas culturais que constam da programação, respeitando sempre as recomendações sanitárias da Direção-Geral da Saúde”.