Associação de pais inaugura novo campo de jogos da escola

A Associação de Pais das Escolas do Areeiro (APEA) inaugurou, no passado sábado, o novo campo de jogos da Escola Básica n.º 1 do Areeiro, na freguesia de Évora de Alcobaça. A empreitada, avaliada em 7 mil euros, era um sonho antigo e, por isso, foi motivo de comemoração entre a comunidade escolar.

A verba para a obra foi proveniente de um financiamento da Câmara de Alcobaça, da cedência de materiais pela Junta de Évora de Alcobaça e da APEA que “cobriu” os restantes custos. As obras de requalificação, que substituíram o piso térreo do campo de jogos por cimento e que levaram à colocação de balizas e cestos de basquete no recinto desportivo, decorreram durante o período de interrupção escolar do Natal, numa semana e meia. 

De acordo com Carla Crisóstomo, membro da APEA, “a obra era ambicionada há muito tempo e a sua concretização enche de orgulho a comunidade escolar”. Por sua vez, Victor Vicente, presidente da APEA, declarou ao REGIÃO DE CISTER, que “toda a comunidade do Areeiro tem interesse na requalificação da escola e o papel da associação é procurar as entidades, chegar a um acordo e realizar as obras necessárias para fornecer às crianças a maior comodidade possível”. 

A APEA já foi também responsável pela colocação de um chão em pavê no exterior do recinto escolar. Segundo o presidente da associação, “embora a escola só seja frequentada por 18 crianças do 1.º ciclo e 11 do pré-escolar, é imperativo fornecer condições”. “Não é por serem poucas que têm de ser privadas de comodidade e espaços apelativos”, argumenta o dirigente. 

A inauguração contou com a presença do presidente da Junta. Fernando Azeitona enalteceu a constante “dedicação e ambição dos pais”. “A APEA é muito dinâmica e é graças à sua persistência que têm conseguido levar a água ao moinho”, sublinhou o autarca. Ao REGIÃO DE CISTER, Fernando Azeitona sublinhou que “estas iniciativas são extremamente importantes, porque o futuro está nas crianças e para a Junta o parque escolar e as crianças sempre tiveram um papel importante”. 

No futuro, a APEA ambiciona colocar máquinas fitness no recinto e remodelar o jardim do pré-escolar. A Junta tem também planos para proceder à pintura do exterior do recinto. “Estamos a defender um local onde crescemos e aprendemos valores”, reiterou Victor Vicente.