Terça-feira, Julho 15, 2025
Terça-feira, Julho 15, 2025

Atletismo: Valter Costa prova que nunca é tarde para correr

Data:

Partilhar artigo:

Valter Costa desafiou o ditado de que “velhos são os trapos” e mostrou que aos 26 anos ainda foi a tempo de começar uma carreira no atletismo. O atleta, natural de Fanhais, soma várias medalhas distritais de distâncias longas, mesmo depois de apenas se ter estrado em 2017.

Valter Costa desafiou o ditado de que “velhos são os trapos” e mostrou que aos 26 anos ainda foi a tempo de começar uma carreira no atletismo. O atleta, natural de Fanhais, soma várias medalhas distritais de distâncias longas, mesmo depois de apenas se ter estrado em 2017.

“Fui competir na prova de 10 quilómetros de Pataias na desportiva, mas dei por mim no final da corrida a olhar para um cartaz da corrida do Farol, na Burinhosa, e a pensar que também me podia inscrever”, relembra Valter Costa ao REGIÃO DE CISTER. A partir daí, foi um ápice enquanto chegou ao GA Caranguejeira.

Região de Cister - Assine já!

“Tinha um amigo que me desafiou a tentar federar-me e o clube propôs que fizesse uma prova em Pombal com um tempo mínimo para entrar na equipa”. O resultado pecou por 20 segundos, mas ainda assim o clube apostou no atleta e certamente não se arrependeu.

Nos últimos três anos, Valter Costa já conquistou cinco ouros, uma prata e dois bronzes nas provas distritais. “O ano passado acabou por ser o mais especial dado que alcancei quatro medalhas”, salienta Valter Costa.

Os bons resultados e a melhor marca distrital nos 10 mil metros, valeu-lhe representar o distrito e o País na prova “La Saint Maurienne”, na localidade de Saint-Maur-des-Fossés, em França, completando a prova na 2.ª posição

Mas a carreira desportiva do atleta de Fanhais é recheada de curiosidades. Nas peladas com os amigos jogava maioritariamente à baliza, posição na qual se corre menos, o que contraria as distâncias longas que agora corre. 

“É preciso muita resistência e espiríto de sacrifício. Por isso é que o meu dia começa às 8 horas para treinar e só acaba já às 3 horas da manhã depois de mais um turno na fábrica onde trabalho”, reitera o atleta, acrescentando que os próximos meses vão exigir um esforço suplementar. “Vou ser pai e vou ter de mudar as minhas rotinas, mas não pretendo deixar de correr e competir. Quem sabe se não consigo passar esta paixão ao meu filho”, brinca o atleta que treina na pista da Nazaré.

Há dois anos, Valter Costa foi o primeiro atleta do concelho a chegar à meta na emblemática Corrida da Nazaré que se realiza no verão, porém a organização não o conhecia e não deu destaque à sua chegada. Nos próximos tempos deverá ter mais visibilidade, até porque um dos objetivos é correr maratonas e meias-maratonas em distâncias longas.

AD Footer

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Feira do Livro da Nazaré celebra 50 anos de literatura e liberdade

A Feira do Livro da Nazaré celebra a liberdade e meio século de história dedicada à promoção da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!