Terça-feira, Dezembro 9, 2025
Terça-feira, Dezembro 9, 2025

Centro Escolar da Nazaré “batiza” horta em homenagem a funcionária

Data:

Partilhar artigo:

A memória de D. Fernanda, funcionária que durante três décadas acompanhou dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas da Nazaré, foi eternizada na horta do Centro Escolar da Nazaré. Numa cerimónia simbólica, na presença de filhos e netos, foi inaugurada a horta pedagógica com o nome de D. Fernanda, como era conhecida na escola, com o objetivo de educar as crianças sobre o desenvolvimento das plantas e a colheita do alimento.

A memória de D. Fernanda, funcionária que durante três décadas acompanhou dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas da Nazaré, foi eternizada na horta do Centro Escolar da Nazaré. Numa cerimónia simbólica, na presença de filhos e netos, foi inaugurada a horta pedagógica com o nome de D. Fernanda, como era conhecida na escola, com o objetivo de educar as crianças sobre o desenvolvimento das plantas e a colheita do alimento.

A iniciativa, que surgiu no âmbito do projeto Eco-Escolas, “é um projeto pertinente para a educação das crianças”, nas palavras do coordenador do Centro Escolar da Nazaré. “Decidimos reativar a horta escolar pois é enriquecedor para todos. As crianças, assim como a restante comunidade educativa, aprendem sobre as espécies, a manutenção do espaço e evolução dos alimentos biológicos”, salienta José Moreira ao REGIÃO DE CISTER. O espaço dedicado à horta está dividido em cinco zonas distintas, uma por cada ano de escolaridade incluindo o pré-escolar.

Região de Cister - Assine Já!

Por desejo de docentes e assistentes operacionais, foi dado o nome de “A Horta da Dona Fernanda” ao espaço, numa homenagem à antiga funcionária. “Foi vontade de todos os docentes e assistentes operacionais prestar homenagem à assistente operacional, cuidadora habitual desse espaço, contribuindo com a plantação de novas espécies trazidas do seu jardim particular”, acrescenta o responsável.

“Foi prestada homenagem à saudosa D. Fernanda que ficará registada na boa memória do serviço de educação da Nazaré”, conclui José Moreira.

Fernanda Andrade, que faleceu recentemente, desempenhou funções no Agrupamento durante 34 anos e a sua “dedicação” às crianças é um dos principais traços recordados. “Ela tinha um carinho muito grande pelas crianças e também por aquele espaço. Sempre houve uma relação recíproca de carinho entre a minha mãe e a comunidade em geral”, conta Tânia Francisco, filha da assistente operacional. “Este gesto cimenta a amizade que existia e valoriza, uma vez mais, a dedicação da minha mãe. É um abraço num momento delicado e pelo qual a família é muito grata”, acrescenta.

A convite da Direção do Agrupamento, a família plantou uma pequena petingueira, retirada do jardim da… D. Fernanda.   

AD Footer

Artigos Relacionados

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Vanda Furtado Marques conta história de S. Bernardo de Claraval

A campanha de angariação de fundos lançada na plataforma PPL por Vanda Furtado Marques, há cerca de dois...

Mais de 600 alunos participam na fase escolar do corta-mato em Alcobaça

É já esta quarta-feira que decorre a fase escolar do corta-mato no Parque Verde da cidade de Alcobaça....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!