Covid-19: Alcobaça e Nazaré partilham centro de testes no MercoAlcobaça

Foi instalado, esta terça-feira, um centro de testes à Covid-19 em regime de drive thru, junto ao MercoAlcobaça, que será partilhada pelos munícipes dos concelhos de Alcobaça e Nazaré.

O centro de testes “terá capacidade, numa primeira fase, para realizar entre cinco a 10 testes por dia”, explicou o responsável pelo Grupo H Saúde, entidade que vai operar medicamente na tenda. Mas, na próxima semana, após o período da Páscoa, “esse número deverá triplicar”, acrescentou Henrique Henriques, sublinhando que, no local, as pessoas “serão testadas sem sair dos carros”, em regime ‘drive-through’.

Segundo o presidente da Câmara de Alcobaça, é naquele espaço que os utentes “devidamente prescritos pelas autoridades locais de saúde ou pela linha Saúde 24, poderão realizar os seus testes de forma gratuita”.

A prioridade para a realização destes exames será para os utentes prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde, embora “seja também teoricamente possível para os utentes privados poderem usufruir deste serviço, contactando o Grupo H Saúde", acrescentou o autarca.

"Este é um serviço público para os dois concelhos, que é importantíssimo", sublinhou o presidente da Câmara da Nazaré. Para Walter Chicharro, o que importa "é ter uma resposta para a Nazaré e ela estar em Alcobaça é como se estivesse na Nazaré". "Não há diferenças políticas ou partidárias que nos afastem de fazer projetos conjuntos, seja na área da saúde seja noutras", acrescentou o autarca.

No local estarão "dois enfermeiros em permanência” para efetuar as recolhas. O material será depois enviado para o laboratório, sendo que “o tempo até à revelação dos resultados dependerá da disponibilidade de reagentes e da capacidade de resposta”, informou o responsável do Grupo H Saúde. A previsão é de 48 horas.

Os custos de funcionamento do centro drive-thru, o primeiro do concelho, serão assegurados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).