Covid-19: Hospital de Alcobaça com 23 infetados

O Centro Hospitalar de Leiria confirmou a existência de um surto que já infetou 16 utentes e sete profissionais do serviço de Medicina Interna do Hospital de Alcobaça.

O surto foi detetado esta sexta-feira e os utentes infetados vão permanecer no hospital. Já os sete profissionais (três enfermeiros, três assistentes operacionais e um técnico superior de diagnóstico e terapêutica) estão em isolamento domiciliário.

"O surto está controlado e foram tomadas todas as medidas adequadas, que salvaguardam a saúde e segurança dos profissionais e doentes, e seguidos todos os protocolos estabelecidos, bem como está a ser efetuada a devida articulação com as entidades de Saúde Pública", afirma o CHL em comunicado, adiantando que "a origem do surto ainda não é conhecida e está a ser averiguada".

O CHL, do qual faz parte o Hospital de Alcobaça, pede para que "os utentes com sintomas da área respiratória, antes de se dirigirem à urgência, contactem a Linha Saúde24 e dirijam-se à ADR-C, que que em Leiria funciona temporariamente no Pavilhão Gimnodesportivo dos Pousos até dia 27 de janeiro".