Futebol: Nazarenos apresenta projeto de formação

O Grupo Desportivo "Os Nazarenos" apresentou, esta quinta-feira, o Centro de Formação Vieirinha, um projeto que pretende revitalizar a formação do clube.

A sessão de apresentação do projeto decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, com o autor da ideia, o treinador Joaquim Paulo, a elencar várias estratégias para, numa primeira fase, "estancar a saída de jogadores" e simultaneamente a captação de novos atletas e fazer regressar ex-jogadores ao clube. Em termos desportivos, o Nazarenos pretende regressar, no prazo "de cinco anos", aos campeonatos nacionais jovens. "Este sempre foi um clube formador por excelência. Queremos potenciar o jogador nazareno, que tem características inatas, e dar-lhe valores desportivos, sociais e humanos", sublinhou o ex-treinador da Biblioteca.

"É preciso acreditar" foi o mote deixado por Carlos Delgado, presidente da Direção do Nazarenos, que está "motivado" para conseguir "envolver atletas, pais e comunidade" à volta do clube "mais representativo" do concelho da Nazaré. "Vamos dar todas as condições para que este projeto seja uma realidade", salientou o dirigente.

O vereador do Desporto da Câmara da Nazaré, também ele um antigo jogador e dirigente do clube, mostrou-se muito "entusiasmado" com a iniciativa. "Num momento em que o movimento associativo vive um período difícil é muito interessante ver que há quem queira desenvolver projetos desta envergadura", sublinhou Manuel António Sequeira, assegurando que o sintético do Estádio Municipal "estará instalado em meados de agosto".

O projeto dá pelo nome de Alberto Vieirinha, como forma de homenagem ao antigo treinador, que criou no clube, na década de 1970, a primeira escola de jogadores de futebol do País. O técnico dirigiu, também, o clube ao ponto mais alto da sua história, a participação na "liguilla" de acesso à 1.ª Divisão, na temporada 1980/81.