Grupo A. Júlio abre espaço de aluguer de viaturas em Alcobaça

O Grupo Auto Júlio abriu em Alcobaça, no início deste ano, um espaço de aluguer de automóveis, na Avenida Manuel da Silva Carolino, em frente ao terminal rodoviário. O investimento em Alcobaça do grupo sediado em Caldas da Rainha é justificado pela ausência deste serviço na cidade.

“Esta é uma empresa inserida no grupo A. Júlio, que já conta com nove balcões. O de Alcobaça é o mais recente, sendo localizado no centro da cidade para estar mais próximo dos clientes. É o 9.º balcão que abre numa cidade onde não existe rent a car. Temos a consciência disso e daí este investimento do grupo”, salientou o diretor da AJ Rent, na inauguração formal do espaço.

Depois de em fevereiro ter reaberto o espaço de Peniche, em novembro ter mudado de localização em Leiria e em janeiro deste ano ter aberto o primeiro espaço em Alcobaça, a empresa passa a dispor de uma frota de 350 viaturas de turismo e comerciais, assim como viaturas de sete e nove lugares. “As 350 viaturas circulam à medida das necessidades do concelho”, adianta o responsável.

“Todos os balcões do grupo funcionam com companhias de seguros e sabemos que em Alcobaça temos uma quota de 100%, uma vez que todas as seguradoras terão de recorrer a nós, porque somos os únicos que prestamos este serviço na cidade de Alcobaça”, adianta o responsável. Embora as “companhias sejam uma forta parceria” [representam 20 a 30% do volume de faturação], o forte deste negócio são os clientes particulares. “Já estamos a abrir outro balcão, que será o grande salto desta empresa, em Lisboa”, revela.

Além de Alcobaça, o grupo conta com lojas de rent a car em Pombal, Leiria, Caldas da Rainha, Peniche, Lourinhã, Torres Vedras, Ericeira e Santa Cruz.  “O Oeste representa a estratégia onde estamos inseridos, de preferência em concelhos onde este setor não esteja em expansão”, considera Afonso Alves, apontando Alcobaça “como exemplo”. “A cidade não tem de raiz uma rent a car e daí a aposta do grupo em criar um balcão e ter uma frota considerada”, acrescenta o diretor da empresa.

Em Alcobaça, com o serviço a funcionar desde janeiro, “o resultado tem sido acima das expectativas”, garante o responsável, adiantando que foram criados dois novos postos de trabalho e adquiridas 30 novas viaturas. Só nesta vertente de aluguer de viaturas a empresa garante 30 postos de trabalho. 

No total de volume de negócios - no ano passado o grupo faturou qualquer coisa como 130 milhões de euros - o rent a car representa 3%, sendo a maior fatia arrecadada pelos combustíveis. O grupo tem 12 empresas, emprega 350 colaboradores e conta com várias áreas de negócio, representando cinco marcas: Hyundai, Mazda, Mitsubishi, Nissan e Volvo. Conta com oficinas nos concelhos de Caldas da Rainha, Leiria, Torres Vedras e Pombal.