Horta Comunitária da Nazaré já tem os primeiros lotes atribuídos

A Câmara da Nazaré já atribuiu os primeiros 12 lotes da “Horta Comunitária” localizada na Urbanização do Rio Novo. A iniciativa tem como objetivo dar aos munícipes um espaço para a produção de produtos frescos para consumo familiar.

O espaço total é constituído por 19 lotes destinados a munícipes que não possuam terreno próprio e que queiram plantar os seus alimentos, árvores de fruto ou plantas aromáticas e medicinais. A atribuição dos espaços foi feita mediante candidatura e não tem custos para os utilizadores. 

Segundo o vereador da Câmara da Nazaré, Salvador Formiga, “estes espaços podem ser aproveitados para o lazer e convívio entre famílias e munícipes, criando o enriquecimento sociocultural das comunidades e a partilha de experiências hortícolas entre gerações, ao mesmo tempo que gera mais um complemento ao rendimento familiar e mantém espaços públicos utilizáveis”. O autarca sublinha que esta foi mais uma forma encontrada para "reabilitar os espaços públicos, criando condições para que exista um usufruto efetivo de áreas que estavam abandonadas, de forma a humanizar esses lugares depois das intervenções efetuadas pelo Município”

O sucesso da iniciativa poderá levar à criação de mais hortas comunitárias. Os interessados nos lotes ainda disponíveis devem contactar o Gabinete Ambiental do Município da Nazaré, através do email [email protected] ou ou preencher o requerimento online