Terça-feira, Abril 23, 2024
Terça-feira, Abril 23, 2024

Marcampo caminha para meio século de memórias em Alfeizerão

Data:

Partilhar artigo:

O café restaurante Marcampo segue para meio século de memórias na freguesia de Alfeizerão. Já se sopraram as velas por 42 ocasiões e o objetivo é continuar o legado familiar que se iniciou na década de 70 do século passado por uma família que residia no Gaio, no Vimeiro.

“Eu e o meu irmão Luís Sousa criámos o conjunto musical “Gémeos Sousa+1” e numa atua­ção nas festas populares locais fomos jantar ao Marcampo, nome que já vinha da anterior gerência. O meu pai mostrou-se interessado no espaço e acabou por adquirir o negócio”, conta Acácio Sousa ao REGIÃO DE CISTER, notando que o primeiro gerente do espaço foi o irmão Arménio Sousa.
Os anos foram passando e o mais velho dos irmãos acabaria por ingressar nos estudos na Marinha Grande, o que motivou Acácio e Luís Sousa a assumirem as “responsabilidades” do Marcampo juntamente com a mãe, Silvina Correia.

Porém, a morte do irmão Luís levou a que Acácio se tornasse no único gerente do café que recebe clientes de todas as idades.
O gerente iniciou, então, um conjunto de renovações no espaço, transferindo “as raspadinhas e os jogos da sorte” para a casa ao lado, a que deu o nome de “Gato da sorte”, e na qual trabalha um dos filhos. “Era muito confuso ter o café restaurante e o espaço de jogos no mesmo estabelecimento. Por isso decidimos dividir o negócio em duas salas e um café”, esclarece o empresário.

Região de Cister - Assine Já!

Quando o Marcampo abriu portas, a falta de um cozinheiro obrigou Acácio Sousa a meter “mãos à obra” e a frequentar um curso de cozinha. “Todos os domingos temos pessoas de todas as zonas do concelho que vêm até aqui só para comer o tradicional cozido à portuguesa”, afirma o já “alfeizerense”.

Na estrada que liga Alfeizerão a São Martinho do Porto passam diariamente dezenas de pessoas que não abdicam da “bica” às 7 horas da manhã ou que não falham uma “reunião de fim de dia” no Marcampo. “Há clientes que conheço desde sempre e que não falham um único dia”, destaca o empresário, de 60 anos, que conta com formações no ramo da hotelaria no currículo.

E porque o dia é longo, Acácio Sousa é um homem “para todos os ofícios”. É que, ao fim de semana ou em dias festivos, o gestor tira o avental para “dar música à clientela”. “Tenho o meu órgão sempre pronto para tocar  e cantar algumas músicas populares”, graceja, destacando o tema “Lisboa, Menina e Moça”, de Carlos do Carmo, como um dos seus preferidos.

As portas são para manter abertas e, para tal, o empresário já tem delineado o futuro do café restaurante. “O meu filho Luís, de apenas 14 anos, já ajuda a servir cafés e refeições e o objetivo é que seja ele a assumir o futuro do Marcampo”, declara. “Ele gosta e já tem jeito para a restauração”, afirma, com orgulho.

Contudo, enquanto “houver boa saúde”, é Acácio Sousa que segue “ao leme da embarcação”, servindo todos os dias, com um sorriso, os clientes que fazem deste café uma verdadeira “casa com história”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!