Nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça abrem portas

A nova portaria e a nova loja do Mosteiro de Alcobaça foram inauguradas, esta segunda-feira, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Com a empreitada “Requalificação da Portaria e Loja”, concluída no final de 2019, a entrada no monumento e a venda de bilhetes deixam de ser feitas na igreja e passarão a ser realizadas pela e na ala norte, devolvendo-se à portaria do mosteiro a sua função primeva. "A mudança vai beneficiar bastante as condições de conservaçao e de segurança e até de interpretaçao e usufruto cultual e cultural do monumento", sublinhou a diretora do Mosteiro de Alcobaça, Ana Pagará.

Também foram melhorados os acessos exteriores à nova portaria através da escadaria. "O estado da escadaria nao permitia condições de acessibilidade em segurança, tendo sido melhorada através de um tapete de aço-corten", explicou Ângelo Costa Silveira, arquiteto responsável pelo projeto.

Por sua vez, a loja passa a funcionar na Sala das Conclusões, localizada simultaneamente no fim do novo percurso de visita. 

"O novo percurso expositivo foi pensado em pré-covid mas ajusta-se perfeitamente às necessidades da pandemia", destacou o diretor-geral do Património Cultural. Bernardo Alabaça lembrou ainda que se tratam de empreitadas inseridas num "investimento mais vasto" e que tem como "componente mais visivel a recuperaçao da fachada".

De acordo com a tutela, a empreitada designada “Conservação e Restauro da Fachada Oeste e Norte Rebocada”, que está em curso, deverá estar concluída em julho. 

 

Reportagem completa a ler na edição impressa de 22 de abril