Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça abrem portas

Data:

Partilhar artigo:

A nova portaria e a nova loja do Mosteiro de Alcobaça foram inauguradas, esta segunda-feira, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A nova portaria e a nova loja do Mosteiro de Alcobaça foram inauguradas, esta segunda-feira, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Com a empreitada “Requalificação da Portaria e Loja”, concluída no final de 2019, a entrada no monumento e a venda de bilhetes deixam de ser feitas na igreja e passarão a ser realizadas pela e na ala norte, devolvendo-se à portaria do mosteiro a sua função primeva. “A mudança vai beneficiar bastante as condições de conservaçao e de segurança e até de interpretaçao e usufruto cultual e cultural do monumento”, sublinhou a diretora do Mosteiro de Alcobaça, Ana Pagará.

Região de Cister - Assine Já!

Também foram melhorados os acessos exteriores à nova portaria através da escadaria. “O estado da escadaria nao permitia condições de acessibilidade em segurança, tendo sido melhorada através de um tapete de aço-corten”, explicou Ângelo Costa Silveira, arquiteto responsável pelo projeto.

Por sua vez, a loja passa a funcionar na Sala das Conclusões, localizada simultaneamente no fim do novo percurso de visita. 

“O novo percurso expositivo foi pensado em pré-covid mas ajusta-se perfeitamente às necessidades da pandemia”, destacou o diretor-geral do Património Cultural. Bernardo Alabaça lembrou ainda que se tratam de empreitadas inseridas num “investimento mais vasto” e que tem como “componente mais visivel a recuperaçao da fachada”.

De acordo com a tutela, a empreitada designada “Conservação e Restauro da Fachada Oeste e Norte Rebocada”, que está em curso, deverá estar concluída em julho. 

 

Reportagem completa a ler na edição impressa de 22 de abril

 

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!