Pastelarias da região ganham prata e ouro com bolos rainha e rei

Três pastelarias do concelho de Alcobaça deram nas vistas no 9.º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português ao conquistarem uma medalha de ouro, uma de prata e cinco de bronze. A Padaria Modelo da Benedita foi a única a receber uma medalha de ouro.

O Bolo Rainha – “bolo tradicional de Natal de forma redonda, aberto ao centro e feito com massa lêveda doce, enriquecido com frutos secos” – valeu ouro à Padaria Modelo da Benedita, que no mesmo concurso ainda arrecadou uma medalha de bronze com o Bolo Rei Escangalhado e outra de bronze com o seu Bolo Rei.

Mas vieram mais prémios para a Benedita: a Confeitaria A Lenda conquistou um medalha de prata com o Bolo Rei Escangalhado e uma medalha de bronze com o Bolo Rei.

Destaque ainda para o Atelier do Doce, no Casal do Amaro, em Alfeizerão, que foi galardoado com duas medalhas de bronze: uma com o Bolo Rei e outra com o Bolo Rainha.

A competição, que o CNEMA realiza em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, decorreu no passado dia 10. Esta iniciativa teve como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores. 

Já no ano passado, o Bolo-Rei Escangalhado da Pastelaria Modelo tinha sido premiado com uma medalha de ouro e a Confeitaria A Lenda distinguida com uma medalha de prata com o Bolo Rei tradicional. 

Mas, as pastelarias do concelho de Alcobaça já tem um portfólio de prémios diversos neste concurso: o Atelier do Doce conquistou ouro com Bolo Rainha em 2012, ouro com Bolo Escangalhado em 2014 e no mesmo ano trouxe medalhas de prata com o Bolo Rainha e o Bolo Rei. Também em 2015 o Bolo Rainha foi medalhado com prata. Em 2018, o Bolo Rei da Modelo também valeu bronze.