Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Projeto “Tira(teimas)” coloca jovens e especialistas a conversar online

Data:

Partilhar artigo:

O Centro de Atendimento a Jovens (CAJ) da Câmara de Alcobaça vai promover, entre os meses de setembro e junho, um conjunto de sessões, nas quais a promoção da mudança de comportamentos e a desmistificação de preconceitos ocupa um lugar central.

O Centro de Atendimento a Jovens (CAJ) da Câmara de Alcobaça vai promover, entre os meses de setembro e junho, um conjunto de sessões, nas quais a promoção da mudança de comportamentos e a desmistificação de preconceitos ocupa um lugar central.

As oficinas “Tira(teimas)” vão decorrer através da plataforma online ZOOM e assumem-se como um conjunto de sessões de “funcionamento regular, temáticas e estruturadas”, para diferentes públicos. Cada sessão vai ter um convidado e um tema especifico, que vai ajudar os jovens a “Re(descobrir), re(ativar) e re(conhecer) estratégias de envolvimento da comunidade”. De acordo com a autarquia, será colocada a informação “ao serviço da tomada de consciência e da mudança de atitudes e comportamentos”.

Região de Cister - Assine já!

Entre as temáticas abordadas estão o desenvolvimento pessoal, educação parental, dificuldades de aprendizagem, violência, motivação e empreendedorismo e a concretização de objetivos ou sonhos.

“Destinam-se ao público geral e pretendem clarificar conceitos, possibilitar a identificação de comportamentos e sinais de alerta, desmistificar crenças, debater estratégias de intervenção e reforçar a capacidade de foco, as resiliências e permitir uma tomada de decisão mais consciente relativa às escolhas individuais e grupais”, explica o CAJ.

A primeira sessão realizou-se no dia 24 de setembro, tendo já sido dinamizadas duas outras sessões sobre as dificuldades na comunicação e a pertinência da Terapia da Fala e histórias de superação. A 4.ª e 5.ª oficina vão ter o mesmo mote, “Saber ao Não Saber…Eis a Questão!” e estão agendadas para os dias 17 de dezembro e 21 de janeiro, respetivamente. A 25 de fevereiro será debatido o tema da violência doméstica no namoro e a 18 março será analisada a parentalidade e a participação do progenitor na vida do seu educando.

Estão ainda sessões agendadas para 22 de abril, 27 de maio e 24 de junho.

A participação nas oficinas é gratuita, mas requer inscrição prévia através do email centro.atendimento.jovens@gmail.com.

AD Footer

Artigos Relacionados

NAZA SUMMIT EDU’24 debateu “era digital” com olhos postos no futuro

Foi a primeira vez que a comunidade educativa do concelho da Nazaré esteve reunida num evento único em...

Funcionamento do Ascensor é retomado esta sexta-feira após mais de um ano de paragem

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu, no passado dia 25 (segunda-feira), que o funcionamento do Ascensor da...

Freguesia de Turquel volta a celebrar Auto do Descimento e Procissão do Senhor Morto

A noite desta sexta-feira vai ser especial em Turquel, com a realização do Auto do Descimento e da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!