Susana Laranjeiro edita livro para promover saúde mental

Teve uma depressão aos 18 anos e a escrita foi o grande suporte na superação do distúrbio de saúde mental. Passados 13 anos, Susana Laranjeiro decidiu publicar um livro para ajudar os que estão a passar pela mesma situação ou por outros momentos conturbados.

“Quando o Amor Transforma – Mensagens Intuitivas” é o título da obra recém-editada pela educadora social, residente na freguesia de São Bento.

Inspirada na “história de vida”, na “transformação” e “aprendizagem do amor próprio”, Susana Laranjeiro já tinha escrito o livro há muito tempo e, embora não tenha sido propositado, considerou que chegou no momento certo. “A pandemia da covid-19 e todas as suas consequências na saúde mental contribuíram para o aumento significativo de depressões e de transtornos mentais e há cada vez mais pessoas a precisar de ajuda e de orientação”, sublinha.

Diferente de outros, “Quando o Amor Transforma – Mensagens Intuitivas” é um livro constituído por 167 páginas, 153 mensagens intuitivas, 44 ilustrações e 11 mensagens secretas encriptadas por um código QR, que transmitem ao leitor pensamentos positivos e frases de auto-ajuda. Estas mensagens secretas podem ser enviadas a 11 pessoas diferentes. “O objetivo é que o leitor encontre a mensagem certa para aquele momento mais difícil que está a vivenciar”, frisa a autora Susana Laranjeiro.

O título da obra é também fácil de explicar. “Foi o amor que me transformou, o amor pelos outros e o amor por mim própria, esse que demorei mais tempo a encontrar”, confidencia a escritora. “Agora que o encontrei, depois de um longo processo de busca interior, considero essencial amarmo-nos primeiro a nós para depois amarmos os outros”, realça.

Com ilustrações de Marta Azul, o livro está traduzido em inglês e pode ser adquirido na Amazon, nas redes sociais e no blogue “Mãe Yin” da autora.

Susana Laranjeiro é educadora social de formação e tem vindo a desenvolver vários projetos comunitários. Em 2018, desenvolveu três baralhos de cartas com frases de reflexão e sugestões de atividades para grávidas, estudantes, professores e idosos.

Este e outros projetos podem ser conhecidos e acompanhados no seu blogue que aborda principalmente temáticas como a maternidade e o “poder feminino”. A autora de “Quando o Amor Transforma – Mensagens Intuitivas” apresenta ainda todas as semanas no seu canal do Youtube “Mãe Yin” um pensamento com uma mensagem do livro. No pensamento desta semana os seus subscritores são desafiados a “apreciar a vida”.