Ao sabor da maré

Inspiração para 2022

Chegou o novo ano! Estamos de maré nova! Renovam-se esperanças; reacendem-se desejos, planeiam-se resoluções. Após entrarmos no 2.º decénio de XXI passaram-se dois anos. Dois anos que jamais esqueceremos. A pandemia da covid-19 revolucionou não só a saúde pública, como também originou profundas tensões sociais, políticas e económicas.

Vivemos (e continuamos a viver) tempos complicados, mas uma coisa é certa: não podemos sucumbir à tempestade, ainda que pareça não ter fim. A morosa intempérie desgastou as “nossas infraestruturas” quase por inteiro; contudo há que ter em conta que mesmo assim a furiosa tempestade irá passar. Tudo passa! Tudo é temporário. Apoiemo-nos neste conceito para conduzir as nossas vidas, então! Com coragem, otimismo e esperança de dias melhores.

Se há coisa importante que aprendi na vida é que quanto mais pensamos positivo, maiores serão as hipóteses de sermos bem-sucedidos! Manter o ânimo elevado é uma condição essencial para os tempos atuais. Isso e a capacidade de adaptação e de evolução. Devemos viver numa atitude de aprendizagem diária, sendo resilientes e consistentes a cada passo que damos. Em 2022, desejemos então uma verdadeira vida nova, renovada! Mas sejamos coerentes. A mudança é necessária perante a vertigem tecnológica, efeitos pandémicos e problemáticas ambientais, contudo, importa olhar à volta e perceber que a nossa vida também se preenche de coisas boas.

Aprender a ter gratidão pela vida pode fazer uma enorme diferença na qualidade de vida e saúde. Talvez devamos começar então começar por “pedir menos e agradecer mais” neste novo ano! E devamos, sem dúvida, amar mais e fazer mais por nós e pelos nossos! Vamos transbordar de amor e usar as nossas energias para levar esperança a todos por quem temos apreço. Combinado? Realize sonhos e use a sua força para transformar a sua vida e a dos que estão ao seu redor. Inspire-se!