Aluna na Nazaré na final do Concurso Nacional de Leitura

Lara Azeitona, aluna do Agrupamento de Escolas da Nazaré, passou à fase final do Concurso Nacional de Leitura (CLN). A aluna foi uma das duas vencedoras do ensino secundário apurada na fase intermunicipal do Oeste, que se realizou esta quarta-feira, em Torres Vedras, no auditório dos Paços do Concelho.

A prova, organizada pela Biblioteca Municipal de Torres Vedras, reuniu estudantes do 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário de várias escolas da região Oeste, que durante um dia dedicado às palavras partilharam o gosto pela expressão escrita e oral. Quatro alunos da Nazaré (Agrupamento de Escolas da Nazaré) participaram na fase intermunicipal.

A 12.ª edição do CNL teve início no dia 20 de novembro do ano passado e irá terminar com a atribuição dos prémios aos vencedores nacionais no dia 10 de junho, data em que se celebra a língua portuguesa.

O objetivo central do CLN é "estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral". Encontra-se dividido em duas fases: a fase regional, que engloba as provas nas escolas, municípios e territórios intermunicipais; e a fase nacional, em que são selecionados, de entre os vencedores da fase anterior, cinco finalistas de cada nível de ensino, os quais serão, na mesma cerimónia, ordenados em função da avaliação de um júri nacional.