Autoridades evacuam Paredes da Vitória

As autoridades estão a evacuar Paredes da Vitória dada a proximidade com as chamas que lavram na União de Freguesias de Pataias e Martingança desde o início da tarde deste domingo.

O fogo está perto do Parque de Campismo de Paredes da Vitória, que foi evacuado por precaução há várias horas, e está a aproximar-se daquela localidade.

Ao início da noite, os incêndios da Praia da Légua e da Burinhosa dão trabalho a 354 bombeiros e 109 viaturas das corporação de uma dezena de corporações do distrito. Ambos os incêndios têm três frentes ativas e estendem-se ao longo de vários quilómetros.

O pôr do sol parece não ter dado tréguas aos soldados da paz no combate às chamas. A baixa humidade, altas temperaturas e ventos fortes estão a dificultar a ação dos bombeiros.

João Vieira, residente em Paredes da Vitória, descreve um "cenário dantesco", sendo possível vislumbrar "labaredas com mais de dez metros de altura". Antes de ser evacuado pelos bombeiros, havia pessoas a "apagar pequenos focos de incêncio a cerca de 20 metros de habitações", relata o morador ao REGIÃO DE CISTER.

Foto: Adelino Pataias