Quarta-feira, Novembro 27, 2024
Quarta-feira, Novembro 27, 2024

Ministra anuncia projeto do regadio da Cela

Data:

Partilhar artigo:

A ministra da Agricultura e do Mar anunciou, este domingo, durante a conferência pública Made in Cister:Fruticultura, a formalização da candidatura do regadio da Cela a fundos comunitários, num projeto avaliado em 10 milhões de euros.

A ministra da Agricultura e do Mar anunciou, este domingo, durante a conferência pública Made in Cister:Fruticultura, a formalização da candidatura do regadio da Cela a fundos comunitários, num projeto avaliado em 10 milhões de euros.

Assunção Cristas aproveitou o evento, organizado pelo Região de Cister e que decorreu num pomar do Paúl da Cela, para anunciar que a candidatura foi submetida a 1 de setembro e que o concurso, aberto até 31 de outubro, “poderá andar rápido”.

Região de Cister - Assine já!

“Esta é uma infraestrutura muito antiga, com muitas deficiências, a carecer de uma intervenção, que estava sinalizada e que, muitas vezes, disse que era prioritária para entrar na primeira leva do PDR 2020. Estou certa que estaremos perante um caso bem sucedido e expectante que, com este projeto de modernização e aproveitamento agrícola, se chegue aos 100% de adesão dos terrenos”, declarou a governante.

Perante uma plateia de mais de uma centena de pessoas, entre produtores, agentes do setor da fruticultura e autarcas, a ministra considerou que o regadio da Cela vai ser “mais um exemplo claríssimo de sucesso do regadio, exemplo que pode ser apresentado a nível internacional, da forma como utilizamos a água”.

Assunção Cristas revelou, ainda, a vontade de transformar a Estação Vieira Natividade num centro de competências da fruticultura. “Acredito que é a produção que pode orientar uma investigação aplicada. Hoje também as universidades querem trabalhar com a produção e encontrar linhas de investigação que sejam consequentes e que respondam aos desafios e aos obstáculos e problemas no curto e médio prazo, mas que também saibam antecipar problemas e, muitas vezes, encontrar oportunidades onde, por ventura, elas ainda não tinham sido identificadas”, frisou a ministra.

AD Footer

Artigos Relacionados

Faleceu padre que dedicou mais de meio século à Paróquia de Aljubarrota

O padre Ramiro Pereira Portela faleceu, no passado sábado, aos 89 anos, na Casa Diocesana do Clero, em...

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!