Aníbal Freire continua a trilhar novos caminhos no acordeão. O presidente da Associação de Acordeão de Alcobaça estabeleceu uma parceria com o festival de Castelfidardo, que permitirá ao vencedor da classe E (música clássica) do certame deste ano do Premio Internazionale Fisarmonica 2014 se apresente em abril do próximo ano na Semana Internacional do Acordeão em Alcobaça.
Aníbal Freire continua a trilhar novos caminhos no acordeão. O presidente da Associação de Acordeão de Alcobaça estabeleceu uma parceria com o festival de Castelfidardo, que permitirá ao vencedor da classe E (música clássica) do certame deste ano do Premio Internazionale Fisarmonica 2014 se apresente em abril do próximo ano na Semana Internacional do Acordeão em Alcobaça.O anúncio desta parceria internacional foi feito, em Itália, entre o professor alcobacense e o presidente da Câmara de Castelfidardo, Mirco Soprani. Entretanto, o autarca italiano reúne-se com o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, para formalizar um entendimento entre os dois municípios, com vista ao apoio aos dois festivais.
A organização do festival internacional de Castelfidardo já tinha estabelecido acordos com os festivais Sóis Sete Luas (Portugal) e Accordéons-nous.org of Mons (Bélgica), mas entende que a colaboração com a Semana Internacional do Acordeão vem confirmar que a “cooperação é um motor de desenvolvimento de um gosto por um instrumento como o acordeão que está a conseguir maiores consensos entre a juventude internacional”. A edição de 2014 do festival de Castelfidardo decorre entre os dias 18 e 21 de setembro.