Sexta-feira, Junho 14, 2024
Sexta-feira, Junho 14, 2024

A menina das “Andanças” pára em São Martinho do Porto

Data:

Partilhar artigo:

Celina da Piedade, apelidada de menina das “Andanças” por Miguel Sousa Tavares, vai parar em São Martinho do Porto no próximo dia 29, às 22 horas, para dar um concerto na Avenida da Marginal.

 

Acordeonista, música e compositora, com presença assinalável ao lado de grandes artistas como Rodrigo Leão, Ludovico Einaudi e Mayra Andrade, Celina da Piedade é uma das artistas mais emblemáticas do “Trad”, movimento em torno das danças tradicionais, que ganha público e espaço em Portugal desde a primeira edição do Festival Andanças em 1996. Aliás, o mais recente vídeo da artista para o tema “Macela”, foi gravado no Festival Andanças 2014 pelo realizador Tiago Pereira para o projeto “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”.
O seu entusiasmo pela música e pela dança tradicionais fez com que se tornasse numa das instrumentistas mais prolíficas do meio em Portugal e tem marcado presença em centenas de bailes e oficinas de música folk. “Em Casa” [nome do primeiro álbum], a porta está aberta: é só entrar na casa dos tesouros musicais de Celina da Piedade, dando “O Cante das Ervas” [álbum publicado em março]… e, neste caso, na baía do concelho de Alcobaça. 

AD Footer

Artigos Relacionados

GNR apreende 334 artigos contrafeitos em São Martinho do Porto

O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de São Martinho do Porto apreendeu, esta quinta-feira, em São...

Reportagem do REGIÃO DE CISTER ganha prémio nacional

A reportagem “Tornaram-se autênticos heróis na arte de cuidar dos (seus) heróis”, da autoria do jornalista Rafael Raimundo,...

Menopausa

A negligência na nossa vida reprodutiva, que já agora, só é valorizada quando podemos ter filhos, é uma...

Nazareno Miguel Vieira é bicampeão nacional pelo Benfica

O Benfica sagrou-se bicampeão nacional de sub-15, no passado domingo, depois de vencer o Marítimo (2-1) e assegurar...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!