Quarta-feira, Janeiro 22, 2025
Quarta-feira, Janeiro 22, 2025

Aprovado interesse público das Portas da Burinhosa

Data:

Partilhar artigo:

A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou por maioria, esta sexta-feira, o pedido de interesse público municipal do projeto do benemérito Joaquim Coutinho Duarte, instalado na Burinhosa.

A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou por maioria, esta sexta-feira, o pedido de interesse público municipal do projeto do benemérito Joaquim Coutinho Duarte, instalado na Burinhosa.

Com 23 votos a favor e 10 abstenções (PS), o ponto foi aprovado, depois de ter sido retirado na anterior sessão do órgão autárquico. Contudo, os deputados municipais voltaram a questionar a legalidade e o posicionamento da Câmara no processo. “Houve uma ajuda e bem da Câmara de Alcobaça desde o final do ano de 2013 neste projeto. O embargo não se fez antes porque não se quis”, arguiu José Acácio Barbosa (PS). Opinião reforçada por Mário Gonçalves (CDS-PP), acusando a autarquia de crime de negação de justiça “caso não tenha participado, no mínimo, o crime de desobediência do promotor”. Uma vez que é intenção de Joaquim Coutinho Duarte doar as Portas da Burinhosa à União das Freguesias de Pataias e Martingança, a CDU solicitou a declaração de compromisso dessa doação por parte do promotor à autarquia.

Região de Cister - Assine Já!

Reconhecendo que o processo começou “mal e antes do tempo”, o presidente da Câmara de Alcobaça referiu que “o princípio do direito de propriedade estava a ser desrespeitado” e que o mais importante era votar o interesse público. Por sua vez, Valter Ribeiro, presidente da União das Freguesias de Pataias e Martingança, que se mostrou “triste pelas acusações”, explicou que “não será a União de Freguesias a decidir se o monumento fica para o Junta, mas sim a sua assembleia”. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol: Tiago Alves sucede a Gonçalo Raimundo ao leme da U. Turquel

Tiago Alves é o novo treinador da U. Turquel, tendo sido o escolhido para suceder a Gonçalo Raimundo,...

Primeiro convívio de Natal da Loja Amster juntou cerca de 80 pessoas em Vila Velha de Ródão

A Loja Amster, com sede na vila da Benedita, organizou o primeiro convívio de Natal, nos passados dias...

Educação e formação em Portugal nos estudos internacionais (1)

Acontece que, segundo os especialistas, os resultados das políticas educativas apenas produzem efeitos mensuráveis depois de transcorridos cerca...

Armazém das Artes: uma casa (re)aberta à arte e ao público

Mais de 16 mil pessoas já visitaram o Armazém das Artes desde que o espaço cultural, fundado por...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!